22/07/2016 17h29 - Atualizado em 25/07/2016 09h26

Conselhos IPAJM: eleitores do Executivo votarão de forma online

Os segurados, ativos e aposentados do Instituto de Previdência do Estado (IPAJM), que fazem parte do Poder Executivo e estão interessados em participar da eleição dos Conselhos Administrativo e Fiscal da autarquia, devem ficar atentos, pois o pleito ocorrerá nos próximos dias 9 e 10, por meio da internet. Para votar, o eleitor deverá utilizar número funcional e senha, que é a mesma aplicada para acessar contracheque, margem consignável para empréstimo e informe de rendimento para Imposto de Renda no Portal do Servidor (www.servidor.es.gov.br).

A recomendação, segundo o presidente da Comissão Eleitoral, Sérgio Renato da Silva, é de que o segurado confira, desde já, se está conseguindo acessar no Portal do Servidor seus contracheques, por exemplo. “Dessa forma, ele vai saber se precisará ou não retomar ou até mesmo gerar nova senha para votar. Sem o login (número funcional) e a senha não será possível contribuir com o pleito”, destacou.

Senha

O segurado que perdeu a senha, tanto o aposentado quanto o servidor em atividade, tem a opção de resgatá-la ou criar nova, conforme orientações abaixo.

Aposentado

Em caso de perda de senha, o inativo deve acessar a página sistemas.es.gov.br/seger/eservidor/Login, onde é possível gerar um novo código preenchendo a parte relacionada ao número funcional e clicando no link "Criar/Lembrar Senha", conforme mostra tela abaixo. Em seguida, será necessário informar o CPF.

A partir disso, basta aguardar a nova senha que será gerada e encaminhada para o e-mail cadastrado no Sistema Integrado de Administração de Recursos Humanos do Estado (SIARHES).  Se ele não possui e-mail cadastrado neste Sistema ou alterou o endereço eletrônico, é preciso, então, solicitar a atualização de seu e-mail. Há duas maneiras: comparecendo pessoalmente na Central de Atendimento do Instituto ou por meio do envio de Formulário, devidamente preenchido, para o e-mail da subgerência de Cadastro e Tempo de Contribuição do Instituto (SCT): sct@ipajm.es.gov.br. Em caso de dúvidas, entrar em contato pelo 0800-2836640.

Ativo

Já os ativos, caso o servidor tenha e-mail cadastrado no SIARHES, ele deve também entrar no Portal do Servidor, na página sistemas.es.gov.br/seger/eservidor/Login, preencher o campo referente ao número funcional, clicar em "Criar/Lembrar Senha” e, por fim, informar o CPF. A senha será encaminhada para o e-mail do servidor. Se ele não tiver e-mail cadastrado, deve solicitar a senha junto à Central de Atendimento ao Servidor (CAS), localizada provisoriamente no anexo do auditório do Edifício Fábio Ruschi, Avenida Governador Bley, nº 236, Centro, Vitória.

Escolas – locais de votação

Para ampliar e facilitar o acesso desses eleitores à internet, durante os dias de eleição dos Conselhos, haverá computadores ligados à rede em escolas de diversos municípios do Estado, conforme lista abaixo.

Relação das escolas

Além disso, os segurados terão a opção de votar na Central de Atendimento (CAT) do Instituto, onde também haverá lugar destinado à votação.

Eleitor dos outros Poderes

Vale lembrar que os eleitores dos outros Poderes (Legislativo e Judiciário), bem como Tribunal de Contas e  Ministério Público, terão que votar por meio de cédulas. O documento começou a ser enviado pelo IPAJM na terça-feira (19), via Correios, à residência de cada um. O retorno da correspondência não terá custos para o servidor.

“O segurado, ao receber a carta em sua residência, com a cédula, já deve proceder com a votação, efetuando a escolha de seus representantes por meio do preenchimento do documento. E, em seguida, ele deve procurar uma agência dos Correios mais próxima para envio da cédula ao Instituto”, aconselhou o presidente da Comissão Eleitoral, Sérgio Renato da Silva.

Clique aqui e confira as agências dos Correios.

Além disso, de acordo com o edital eleitoral nº 01/2016, somente serão consideradas válidas as cédulas que regressarem ao IPAJM até 10 de agosto, que é o último dia do certame, às 18h.

Eleição

Serão eleitos três membros para cada um dos Colegiados do IPAJM, administrativo e fiscal, bem como os seus respectivos suplentes. Poderão votar segurados da autarquia, servidores ativos e aposentados. Para conferir a lista dos candidatos, acesse www.ipajm.es.gov.br.

“A votação irá eleger três representantes titulares para cada Conselho, sendo que os candidatos segundos colocados ocuparão as vagas de suplentes desses Colegiados”, explica Gabriel Duque Zonta, que é membro da Comissão Eleitoral.

Clique aqui e confira na íntegra o Edital da Eleição.

Os Conselhos

A Lei Complementar 282/2004, publicada no Diário Oficial em 26 de abril de 2004, define o Conselho Administrativo como o órgão de deliberação e orientação superior do IPAJM e o Conselho Fiscal como o órgão permanente de controle interno e fiscalização. Confira mais informações no site www.ipajm.es.gov.br.


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