16/04/2020 17h08 - Atualizado em 16/04/2020 17h11

IPAJM: serviços on-line e videoconferência auxiliam na execução das atividades

Conectado às transformações digitais, e contando novamente com ajuda da tecnologia de videoconferência, o Instituto de Previdência do Estado (IPAJM) promoveu, nesta quinta-feira (16), a reunião do Conselho Administrativo (CA) de forma virtual. Os sete representantes do Colegiado tomaram decisões e discutiram pautas relacionadas à previdência estadual sem precisar se deslocar à autarquia para um encontro presencial. Essa medida segue os cuidados de prevenção ao Coronavírus (Covid-19).

“Essa prática de videoconferência está sendo bastante comum nas Secretarias e órgãos estaduais, e com certeza continuará sendo aplicada no Instituto. Inclusive, esta é a segunda vez que o Conselho Administrativo se reúne dessa forma. O Conselho Fiscal também tem seguido essa ideia, e apoio, uma vez que precisamos sempre nos adaptar e inovar às mudanças!”, disse o presidente do Instituto, José Elias Marçal, que também está à frente do Conselho Administrativo.

Marçal destacou que outras atividades internas do IPAJM continuam sendo desempenhadas normalmente pelos servidores, porém em regime de revezamento - remotamente (home office) e presencial - com objetivo de também evitar a proliferação do Coronavírus.

“Os trabalhos estão em pleno funcionamento! Análise de processos de isenção de Imposto de Renda, aposentadoria e pensão, e a concessão desses benefícios, publicação de atos no Diário Oficial, execução das folhas de pagamento dos aposentados e pensionistas de todos os Poderes, elaboração de Certidões de Tempo de Contribuição, entre inúmeros outros serviços seguem sendo executados, com o apoio das áreas administrativas e de gestão de pessoas”, explicou o presidente do Instituto.

Marçal também parabenizou a dedicação de toda a equipe da autarquia, bem como a cooperação de diversas Secretarias e órgãos estaduais. “Estamos vivendo um momento bem delicado e difícil, e é necessário que cada um faça a sua parte. Aqui no IPAJM, os servidores e colaboradores não têm medido esforços para dar o melhor de si e de atuar com muito afinco. Também agradeço a parceria de diversas Secretarias e órgãos que têm trabalhado junto com a gente, em extrema parceria, para que possamos melhorar cada vez mais os serviços prestados aos segurados”, enfatizou.

Serviços on-line

Os segurados do IPAJM podem acessar vários serviços ofertados pelo Instituto, e informações gerais da autarquia, sem sair de casa, pelo site www.ipajm.es.gov.br Nos banners Consulta de Processos e Atos publicados, por exemplo, localizados à direita da página - conforme mostra imagem abaixo - é possível conferir, respectivamente, o andamento de processos administrativos que tramitam no Instituto, e o resumo de atos de aposentadoria, pensão, isenção de IR, imunidade de Contribuição Previdenciária publicados no Diário Oficial.

Conselhos

A Lei Complementar 282/2004, publicada no Diário Oficial, em 26 de abril de 2004, define o Conselho Administrativo como o órgão de deliberação e orientação superior do IPAJM e o Conselho Fiscal como o órgão permanente de controle interno e fiscalização. Clique aqui e conheça os membros dos Conselhos.

Saiba mais no www.ipajm.es.gov.br, no menu à esquerda da página, no item Conselhos.

Assessoria de Comunicação do IPAJM
Carol Paixão