06/07/2016 18h21 - Atualizado em 06/07/2016 18h25

Conselhos IPAJM: Inscrição para candidato até esta quarta (06)

Os segurados do Instituto de Previdência do Estado (IPAJM), servidores ativos e aposentados, interessados em concorrer às vagas dos Conselhos Administrativo e Fiscal da autarquia têm até esta quarta-feira (06) para formular solicitação na Central de Atendimento (CAT) do Instituto. As eleições para escolha dos novos representantes dos Colegiados acontecerá no próximo mês, nos dias 9 e 10.

No ato da protocolização do pedido, a pessoa deve estar munida de documentos de identificação, sendo cópias autenticadas ou simples (acompanhado do documento original), entre outros previstos no Edital da eleição, conforme relacionados abaixo:

DOCUMENTAÇÃO
  • Cópia autenticada da carteira de identidade e do CPF do candidato ou cópia simples acompanhado do documento original;
  • Certidão negativa comprovando que o candidato está em dia com as contribuições previdenciárias e as obrigações financeiras assumidas junto ao IPAJM;
  • Nada consta Estadual comprovando que não sofreu qualquer sanção disciplinar nos últimos 5 (cinco) anos;
  • Certidão negativa criminal da Justiça Estadual e da Justiça Federal (1º e 2º instâncias) comprovando que não sofreu sanção criminal transitada em julgado, nos últimos 5 (cinco) anos;
  • Certificado de conclusão do ensino superior em curso e faculdade ou universidade, devidamente reconhecida pelo Ministério da Educação (MEC);
  • Currículo Vitae, que atenda ao descrito no inciso III, do art. 12 do Decreto 2495-R, de 07 de abril de 2010, alterado pelo Decreto 3332-R, de 17 de junho de 2013.

O presidente da Comissão Eleitoral do IPAJM, Sérgio Renato da Silva, dá orientações quanto ao preenchimento do formulário de inscrição. “É obrigatório que a pessoa indique para qual Conselho estará concorrendo e a categoria que estará representando. E atenção: o segurado somente poderá se candidatar para uma vaga em um dos Conselhos, Administrativo ou Fiscal”.

Vale lembrar que a Central de Atendimento do IPAJM funciona das 9 às 16h30 e está situado na própria sede do Instituto, na Avenida Cezar Hilal, nº 1345, Santa Lúcia, Vitória.

Processo eleitoral

No total, serão eleitos três membros para cada um dos Colegiados, bem como os seus respectivos suplentes, conforme abaixo:

VAGAS
Conselho Administrativo

1 (um) representante TITULAR dos servidores ativos civis + 1 (um) representante SUPLENTE dos servidores ativos civis
1 (um) representante TITULAR dos servidores ativos militares + 1 (um) representante SUPLENTE dos servidores ativos militares
1 (um) representante TITULAR dos servidores inativos + 1 (um) representante SUPLENTE dos servidores inativos

Conselho Fiscal

1 (um) representante TITULAR dos servidores ativos civis + 1 (um) representante SUPLENTE dos servidores ativos civis
1 (um) representante TITULAR dos servidores ativos militares + 1 (um) representante SUPLENTE dos servidores ativos militares
1 (um) representante TITULAR dos servidores inativos + 1 (um) representante SUPLENTE dos servidores inativos

Eleitores do Poder Executivo

O processo de votação será realizado de forma digital, para todos os eleitores do Poder Executivo. Eles irão votar por meio do Portal do Servidor, no endereço eletrônico - sistemas.es.gov.br/seger/eservidor/Login - utilizando o número funcional e a senha do servidor, devendo, obrigatoriamente, votar em um membro para cada conselho ou em branco.

Destaca-se que para ampliar e facilitar o acesso desses eleitores à internet, durante os dias de eleição dos Conselhos, será disponibilizado computadores ligados à rede em escolas de diversos municípios do Estado, conforme lista abaixo:

Clique aqui e veja a relação das escolas.

“O segurado do Poder Executivo que não possui acesso à internet em casa, por exemplo, terá a possibilidade de participar do pleito comparecendo a uma das escolas estaduais para utilizar os computadores disponíveis nas localidades exclusivamente para votação”, explicou o presidente da Comissão Eleitoral, Sérgio Renato da Silva.

Além disso, eles terão a opção de votar na Central de Atendimento (CAT) do Instituto, onde também haverá lugar destinado à votação.

Senha e login para votar

Caso o aposentado tenha perdido a senha necessária para votação, que é a mesma utilizada para acesso à contracheques e informes de Rendimentos no Portal do Servidor, ou a mesma esteja inválida, é possível gerar um novo código na página sistemas.es.gov.br/seger/eservidor/Login clicando no link Criar/Lembrar Senha, que está abaixo do campo “Nº Funcional”. A partir disso, basta aguardar a nova senha que será gerada e encaminhada para o e-mail cadastrado no Sistema Integrado de Administração de Recursos Humanos do Estado (Siarhes).

Aqueles que não estão com e-mail cadastrado nesse Sistema, ou que alteraram o endereço eletrônico, devem solicitar a devida atualização de seu e-mail. Há duas maneiras: comparecendo pessoalmente na Central de Atendimento do Instituto, ou por meio do envio do formulário disponível abaixo, devidamente preenchido, para o e-mail da subgerência de Cadastro e Tempo de Contribuição (SCT) do Instituto, que é sct@ipajm.es.gov.br. Em caso de dúvidas, basta entrar em contato pelo 0800-2836640.

Baixe aqui o formulário de atualização de e-mail.

Já no caso dos ativos, o servidor deve procurar diretamente a Central de Atendimento ao Servidor (CAS), na Secretaria de Estado de Gestão e Recursos Humanos (Seger), na Avenida Governador Bley, 236, Edifício Fábio Ruschi, no Centro de Vitória. O horário de atendimento é de segunda a sexta-feira, das 9 às 18 horas. Os telefones da CAS são (27) 3636-5292 e 3636- 5293.

Eleitores dos outros Poderes

Já os segurados vinculados aos Poderes Legislativo, Judiciário, bem como ao Tribunal de Contas e ao Ministério Público Estadual, terão que votar por meio de cédulas. O documento será enviado, pelo IPAJM, via Correios, à residência de cada um. O retorno da correspondência não terá custos para o servidor.

Para votar, o eleitor deverá levar em consideração a categoria a qual esteja vinculado. “Caso ele seja, por exemplo, servidor ativo militar, o seu voto será em um dos candidatos titulares representantes dos militares ativos, e em um dos concorrentes à vaga de suplente, que também deve ser representante dos militares ativos”, explica o presidente da Comissão Eleitoral.

Os Conselhos

A Lei Complementar 282/2004, publicada no Diário Oficial em 26 de abril de 2004, define o Conselho Administrativo como o órgão de deliberação e orientação superior do IPAJM e o Conselho Fiscal como o órgão permanente de controle interno e fiscalização. Entre as atribuições do Conselho Administrativo estão: analisar e aprovar a proposta orçamentária anual do Instituto; analisar e deliberar sobre os programas de aplicações financeiras dos recursos dos fundos, bem como do patrimônio e, também, analisar e deliberar sobre a aceitabilidade de doações, doações em pagamento e legados com ou sem encargos, observada a legislação aplicável.

Ao Conselho Fiscal compete analisar e aprovar, por parecer, as periódicas prestações de contas efetuadas pela Presidência do IPAJM, sobretudo os balancetes e os balanços, dando-os por irregulares quando for o caso; fixar prazo a para regularização das contas examinadas e rejeitadas, denunciando ao Tribunal de Contas e ao Ministério Público em caso de descumprimento; entre outras atribuições.

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