27/06/2016 17h20

IPAJM: Perícia Médica e Central de Atendimento não funcionam na segunda (23)

Atenção, servidores ativos e aposentados, segurados do Regime Próprio de Previdência Estadual (ES-Previdência), bem como pensionistas: na próxima segunda-feira, 23 de maio, dia da Colonização do Solo Espíritossantense, não haverá expediente na Central de Atendimento (CAT) e na Perícia Médica do Instituto de Previdência do Estado (IPAJM). Nesse dia foi decretado ponto facultativo pelo Governo do Estado. As atividades da autarquia serão retomadas na terça-feira (24).

Mesmo sem expediente, no dia 23 os interessados em acessar serviços do Instituto terão duas opções on-line no site do IPAJM (www.ipajm.es.gov.br). São elas: consulta de andamento de processos e agendamento de perícia médica.

Dúvidas em relação a leis e outros serviços podem ser sanadas pela Cartilha do Instituto, intitulada "Cartilha sobre direitos previdenciários dos servidores públicos do Estado do Espírito Santo e seus dependentes”, disponível na referida página. O interessado também pode entrar no link Perguntas Frequentes, onde são esclarecidos diversos itens relativos a serviços do IPAJM. Além disso, no menu à esquerda do sítio é possível conferir uma compilação de diversas legislações que regram o funcionamento do ES-Previdência.

Marcação perícia

Para efetuar agendamento de perícia médica via internet, o servidor deve clicar no banner Marcação de Perícia Médica, à direita da página, e preencher formulário. No momento, deve-se ficar atento se é uma perícia comum ou admissional (para entrar no serviço público), encolhendo a opção que corresponde à necessidade do solicitante.

No preenchimento desse documento, em que todos os campos são obrigatórios, é necessário informar nome completo, número funcional, secretaria/órgão de origem, entre outros dados necessários. No caso de perícia comum, também é importante registrar o motivo da perícia (afastamento menor que 30 dias, prorrogação de licença ou afastamento maior que 30 dias). Após o devido preenchimento e envio da solicitação, a pessoa receberá uma resposta automática de confirmação de recebimento e deve aguardar resposta da autarquia com data e hora do agendamento, por e-mail.

Em caso de dúvidas, basta entrar em contato diretamente com a Gerência de Perícia Médica pelos números (27) 3223-8717 e 3381-6592.

Andamento de processos

Para proceder com a consulta, basta clicar no item Consulta Processos, localizado em destaque à direita da página www.ipajm.es.gov.br. No campo em branco, o usuário deve digitar o número do processo e, assim, poderá visualizar informações importantes, como o nome do interessado, o assunto, a situação e o setor em que está a solicitação.

Cartilha

A Cartilha do IPAJM tem como objetivo de esclarecer ao servidor público as principais questões referentes ao Regime de Previdência do qual faz parte. No conteúdo da publicação, o interessado pode conferir sobre os procedimentos para requerer benefícios previdenciários, como aposentadoria e pensão, serviços referentes à previdência, tais como solicitação da declaração de Tempo de Contribuição (DTC), que é um documento indispensável para instruir o pedido de aposentadoria voluntária no ES-Previdência, inscrição de pais inválidos e filhos incapazes, entre outras matérias.

Clique aqui e confira a Cartilha

Central de Atendimento

O atendimento do IPAJM é feito na própria sede da autarquia, na Avenida Cezar Hilal, nº 1345, no bairro Santa Lúcia, em Vitória. Funciona das 9h às 16h30 e atende pelo número 0800-2836640.

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