A política de investimentos do Instituto de Previdência dos Servidores do Estado (IPAJM) foi apresentada durante o evento “Fisco em Debate”, realizado pela Associação dos Auditores Fiscais de Tributos Estaduais (Afites), no auditório da Secretaria de Estado da Fazenda, neste mês. O encontro, que reuniu servidores públicos do Estado e associados da entidade, também teve como objetivo esclarecer e orientar os participantes sobre concessão do benefício de aposentadoria, de pensões e entre outros assuntos relacionados ao regime de previdência.
Estiveram presentes na apresentação, o presidente executivo do IPAJM José Elias Marçal, a diretora técnica Márcia Fiorotti, o diretor administrativo financeiro Fábio Modesto, o diretor de Investimentos Gilberto Tulli, além de gerentes, subgerentes e servidores do Instituto. A abertura do evento foi realizada pelo presidente da Associação dos Auditores Fiscais de Tributos Estaduais (Afites), Eustáquio Xavier, que agradeceu a participação do Instituto.
Para Marçal, a oportunidade de reunir servidores públicos em torno do tema previdenciário é valiosa. “O acesso à informação é necessário para dar transparência a qualquer iniciativa. Com este propósito, apresentamos os investimentos feitos pelo IPAJM para garantir a aposentadoria dos servidores públicos. Periodicamente, elaboramos relatórios com dados atualizados e encaminhamos para os órgãos reguladores do Regime Próprio de Previdência. As informações também ficam disponíveis no site do Instituto”, pontuou.
A primeira palestra foi ministrada pela diretora Márcia Fiorotti, que abordou as regras de concessão e tipos de aposentadoria e pensão de acordo com o Regime Geral de Previdência. As alterações aplicadas na legislação previdenciária, e as regras transitórias vigentes foram mencionadas. A palestrante encerrou destacando a campanha de Recadastramento 2014 realizada pelo Instituto que teve como objetivo a atualização dos dados cadastrais de aposentados e pensionistas ligados ao Poder Executivo, Judiciário, Legislativo, Ministério Público e Tribunal de Contas.
O segundo momento do evento contou com a participação de Gilberto Tulli, que apresentou a política de investimento do IPAJM com foco no equilíbrio financeiro e atuarial do ES-Previdência. O diretor mostrou dados relacionados ao Fundo Financeiro e ao Fundo Previdenciário, frisando que ambos têm como finalidade somente o pagamento de benefícios.
Na ocasião, o presidente executivo lembrou que, nos anos de 2011 e 2012, o Instituto obteve ótimo resultado ao atingir a Meta Atuarial (que é IPCA + 6%) e que neste ano de 2014 não será diferente. Marçal fez questão de destacar que somente em 2013 o IPAJM não atingiu a Meta, mas que o resultado não ocorreu somente com o Instituto. “Nenhum outro Instituto teria atingido essa meta, tanto que assim está consignado na Ata da Reunião Ordinária do CONAPREV - Conselho Nacional de Dirigentes de Regime Próprio, do dia 04 de dezembro de 2013”, afirmou o presidente.
José Elias Marçal lembrou que ao assumir a presidência do IPAJM contava com o valor aproximado de R$ 400.000.000,00 no Fundo Previdenciário, e que no mês de dezembro deste ano o valor terá ultrapassado a quantia de R$ 1.400.000.000,00.
Ao final da apresentação, os participantes fizeram perguntas e esclareceram dúvidas sobre os investimentos e serviços oferecidos pelo Instituto. Encerrando o evento, o presidente do IPAJM apresentou um breve balanço das ações colocadas em prática durante sua gestão, entre 2011 e 2014: a aquisição de 200 novos computadores, o investimento em capacitação dos servidores, a implantação do sistema de coleta seletiva no Instituto, a realização de palestras informativas sobre a Previdência nos órgãos públicos do Estado e a implantação do Sistema de Gestão do Regime Próprio de Previdência – o SISPREV.
Outro destaque citado foi a realização entre os meses de março a outubro do Recadastramento 2014, voltado para os servidores aposentados e pensionistas ligados aos Poderes Executivo, Legislativo, Judiciário, Ministério Público e Tribunal de Contas. Por fim, Marçal anunciou a mudança de endereço da autarquia, que está prevista para a segunda quinzena do mês de dezembro. O novo edifício possui cinco andares, um total de 65 salas, além de refeitório e auditório com capacidade entre 120 e 150 pessoas.
A nova sede dispõe de fácil acesso a todos os moradores da Grande Vitória e irá concentrar os setores administrativos, a Central de Atendimento e, em segundo momento, a Perícia Médica. A direção do Instituto está tomando as devidas providências para garantir o pleno funcionamento no novo endereço.