09/06/2017 15h27 - Atualizado em 09/06/2017 15h32

Servidores do Idaf participam de workshop de serviços psicossociais

Servidores do Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal do Espírito Santo (Idaf) participaram, nessa quarta (07) e nesta sexta-feira (09), do Workshop Serviços Psicossociais do Instituto. O objetivo foi apresentar as possibilidades de atuação da equipe psicossocial, que conta com psicóloga, assistentes sociais e pedagogo. Temas como capacitação, saúde, relações de trabalho e benefício de aposentadoria foram debatidos nos encontros.

Segundo o chefe da Seção de Recursos Humanos do Idaf, Maurício Trugilho, a equipe planejou a modernização do formato de disponibilização dos serviços oferecidos. “Categorizamos nossas responsabilidades e demandas em cinco grandes eixos de atuação: acompanhamento psicossocial, aperfeiçoamento profissional, orientação ao estágio, gestão de carreira e preparação para a aposentadoria. Também desenvolvemos uma ferramenta on-line de divulgação e agendamento, com o apoio das áreas de tecnologia da informação e de comunicação do órgão. A ideia é conferir mais visibilidade e facilitar o acesso dos servidores ao que a instituição oferece nessa área”, explicou.

Na oportunidade, a assistente social do Idaf Grazieli Galvani Mariano enfatizou a importância dos servidores conhecerem as atividades e as possibilidades de atuação dos profissionais que fazem parte do grupo psicossocial. "Trabalhamos com uma equipe multiprofissional no desenvolvimento de ações de assistência psicossocial direcionadas aos servidores, por meio dos serviços elencados no workshop. Queremos divulgar mais essas possibilidades”, disse Grazieli.

Aposentadoria

Na ocasião, a gerente de Benefícios do Instituto de Previdência dos Servidores do Estado (IPAJM), Liane Santana, realizou uma Oficina sobre a Concessão do Benefício de Aposentadoria, que é de competência da autarquia. A intenção da explanação foi fomentar junto aos servidores a importância do planejamento de carreira, entendendo que a preparação para a aposentadoria deve ocorrer desde o ingresso do trabalhador no mercado de trabalho.

Durante a palestra, a gerente do IPAJM abordou diversos assuntos relativos à previdência estadual, tais como, legislações referentes ao Regime Próprio de Previdência do Estado (ES-Previdência), Declaração de Tempo de Contribuição (DTC) - que é o documento oficial indispensável para instruir o pedido de aposentadoria voluntária - e regras e modalidades de aposentadoria. Além disso, temas como benefício de pensão por morte e procedimentos para inscrição de dependentes não ficaram de fora dos debates. A ministração da oficina contou também com a participação das subgerentes de Fixação e Revisão (SFR), Cleonice Guarnier, e de Cadastro e Tempo de Contribuição (SCT), Kelli Xavier, ambas do IPAJM.

“Encontros como esse são fundamentais para os servidores, uma vez que é o momento de sanar dúvidas, trocar ideias e de se atualizar sobre as legislações previdenciárias. E, no final, todos são beneficiados com a atividade: o IPAJM, por ter mais oportunidades de prestar informações, e o servidor, que ganha mais conhecimento”, disse a gerente de Benefícios.

O IPAJM é responsável pela administração do Regime Próprio de Previdência do Estado do Espírito Santo e tem como competências concessão e gestão dos benefícios previdenciários de aposentadorias, pensão por morte e auxílio reclusão, bem como arrecadação, investimentos e administração das contribuições previdenciárias dos órgãos e dos servidores do Estado.

Conhecimento

Para a arquivologista do Idaf Luciana de Almeida Cassa, esta foi uma ótima oportunidade. “Além de conhecermos o trabalho dos colegas da equipe psicossocial, foi bastante positivo conhecer as novidades implementadas para melhorar os serviços prestados a todos os servidores. A oficina promovida pelo IPAJM foi extremamente enriquecedora, ainda que esteja, neste momento, distante do processo de aposentadoria. Mas foi essencial para tirar dúvidas sobre averbação de tempo de serviço, licença sem vencimento, pensões e outros assuntos”, opinou.

Tópicos:
Palestra
2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard