Diversos servidores efetivos do Tribunal de Justiça (TJ), que estão próximos de se aposentar, tiveram a oportunidade de sanar todas as dúvidas relativas à previdência estadual nessa quinta (23) e nesta sexta-feira (24). Isso porque, técnicos do Instituto de Previdência do Estado (IPAJM) marcaram presença no órgão e promoveram um sistema de “balcão de orientações”, onde as pessoas puderam ser atendidas de forma individual.Balcão de orientações (Foto: ASC/IPAJM)
Assuntos como cálculos de proventos, legislação previdenciária, regras e modalidades de aposentadoria, como especial e voluntária, e documentações necessárias para a inatividade foram abordados durante as conversas.
Para a servidora Rosemira Quarto Moura, que trabalha no TJ há 16 anos, a consulta foi “ótima, clara, muito esclarecedora”. “É interessante a possiblidade do atendimento aqui no Tribunal de Justiça, principalmente para quem não tempo de procurar o IPAJM”, completa.
Maria Luiza Miranda Fabris também gostou do atendimento. “A iniciativa é excelente, tiramos todas as dúvidas, principalmente quanto às providências que devemos tomar antes de aposentar”. “O atendimento traz tranquilidade para nossos colegas servidores que pretendem entrar na inatividade”, finaliza.
Destaca-se que o serviço ofertado pelo IPAJM, durante os dois dias, foi realizado na Coordenadoria de Serviços Psicossociais e de Saúde do órgão e contou com a participação da gerente de Benefícios da autarquia, Liane Mara da Silva, bem como da subgerente de Fixação e Revisão, Cleonice Guarnier, e do servidor da subgerência de Cadastro e Tempo de Contribuição, Talmon Ebenezer.
“Esse tipo de trabalho, que é personalizado e previamente agendado, possibilita uma aproximação com os servidores, e, dessa forma, eles conseguem tirar suas principais dúvidas com a equipe do Instituto, que fica disponível no local para atendê-los”, disse a gerente de Benefícios.