08/05/2023 14h49 - Atualizado em 08/05/2023 14h50

Avaliação Atuarial anual do IPAJM: estudo sobre cenário geral da previdência disponível no site

Os aposentados e servidores ativos, segurados do Instituto de Previdência do Estado (IPAJM), bem como os pensionistas, podem conferir a Avaliação Atuarial de 2023 - data base 31/07/2022, neste site, no item Finanças e Patrimônio/Avaliação Atuarial. O estudo conta com informações financeiras e administrativas referentes à estrutura e a situação econômica do RPPS do Espírito Santo. Também está disponível na página da autarquia as avaliações de anos anteriores. 

Clique aqui e veja a Avaliação de 2023. 

Destaca-se que a elaboração desse estudo técnico, realizada por atuários, é obrigatória, de periodicidade anual, e está prevista na Lei Federal nº 9.717/1998. 

Apresentação 

O presidente-executivo do Instituto, José Elias Marçal e diversos servidores da autarquia das áreas contábil, administrativa e financeira, além de representantes de vários órgãos e poderes do Estado estiveram reunidos na última quinta-feira (04) para ver explanação do atuário responsável pelo relatório do IPAJM, Richard Dutzmann. 

Na ocasião, ele mostrou os resultados da Avaliação Atuarial 2023, por meio de tabelas e gráficos, e explicou detalhes que fazem parte do processo de elaboração do estudo, tais como as legislações vigentes, a importância da base cadastral, as despesas e receitas previdenciárias, provisões matemáticas, a combinação de hipóteses biométricas, demográficas, econômicas e financeiras que serviram de fundamento para o desenvolvimento dos cálculos, entre outros temas. 

“Momentos como este são essenciais, pois promovem mais transparência, alinhamentos, troca de ideias e tira-dúvidas com pessoas que estão diretamente envolvidas com dados e informações diversas inerentes à previdência estadual”, disse o presidente-executivo, José Elias Marçal. 

Ainda segundo Marçal, “esta parceria entre os órgãos e as equipes que trabalham em prol da gestão do Instituto precisa ser mantida de forma constante, e para isso é necessário estar perto, presente e conectado”, explicou. 

Participaram do encontro representantes das secretarias da Fazenda (Sefaz), de Recursos Humanos (Seger), de Economia e Planejamento (SEP), bem como do Ministério Público (MP) e da Defensoria Pública (DP).

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard