05/07/2016 17h36 - Atualizado em 05/07/2016 17h38

Conselhos IPAJM: escolas serão opção de local para votação

Para ampliar o acesso à internet para aposentados e servidores ativos estaduais, do Poder Executivo, durante os dias de eleição dos Conselhos Administrativo e Fiscal do Instituto de Previdência do Estado (IPAJM), em que eles participarão de forma digital, será disponibilizado computadores ligados à rede em escolas de diversos municípios do Estado, conforme lista disponível no final desta matéria. A votação, que será facultativa, acontecerá nos dias 9 e 10 de agosto deste ano.

“O segurado do Poder Executivo que não possui acesso à internet em casa, por exemplo, terá a possibilidade de participar do pleito comparecendo a uma das escolas estaduais para utilizar os computadores disponíveis nas localidades exclusivamente para votação”, explicou o presidente da Comissão Eleitoral, Sérgio Renato da Silva.

“Esta é mais uma forma de incentivar e garantir, ao máximo, a participação na eleição dos novos membros dos colegiados”, destacou Sérgio.

Além disso, eles terão a opção de votar na Central de Atendimento (CAT) do Instituto, onde também haverá lugar destinado à votação. O setor está localizado na Avenida Cezar Hilal, nº 1345, Santa Lúcia, em Vitória.

Destaca-se que os segurados vinculados aos Poderes Legislativo, Judiciário, bem como ao Tribunal de Contas e ao Ministério Público Estadual, votarão por meio de cédulas. O documento será enviado, pelo IPAJM, à residência de cada um e o retorno da correspondência não terá custos para o servidor.

Senha e login para votar

Vale lembrar que os eleitores do Poder Executivo – aposentados e inativos - utilizarão login e senha para proceder com a votação via internet. O login é o número funcional do servidor e a senha é a mesma que já é utilizada para acesso a contracheque e informe de rendimentos, por exemplo, no Portal do Servidor (sistemas.es.gov.br/seger/eservidor/Login).

Caso o eleitor seja aposentado e tenha perdido a senha de acesso ao referido Portal, ou ela esteja inválida, é possível gerar um novo código clicando no link Criar/Lembrar Senha, que está abaixo do campo “Nº Funcional”, nessa página. Basta aguardar a nova senha que será gerada e encaminhada para o e-mail cadastrado no Sistema Integrado de Administração de Recursos Humanos do Estado (Siarhes). Aqueles que não estão com e-mail cadastrado nesse Sistema, ou que alteraram o endereço eletrônico, devem solicitar a devida atualização de seu e-mail. Há duas maneiras: comparecendo pessoalmente na Central de Atendimento do IPAJM, ou por meio do envio do formulário (que pode ser conferido no final desta matéria), devidamente preenchido, para o e-mail da Subgerência de Cadastro e Tempo de Contribuição (SCT) do Instituto, que é sct@ipajm.es.gov.br. Em caso de dúvidas, basta entrar em contato pelo 0800-2836640.

Já no caso dos ativos, o servidor deve procurar diretamente a Central de Atendimento ao Servidor (CAS), na Secretaria de Estado de Gestão e Recursos Humanos (Seger), na Avenida Governador Bley, 236, Edifício Fábio Ruschi, no Centro de Vitória. O horário de atendimento é de segunda a sexta-feira, das 9 às 18 horas. Os telefones da CAS são (27) 3636-5292 e 3636-5293.

Processo eleitoral

No total, serão eleitos três membros para cada um dos Colegiados, bem como os seus respectivos suplentes, conforme abaixo:

VAGAS
Conselho Administrativo

1 (um) representante TITULAR dos servidores ativos civis + 1 (um) representante SUPLENTE dos servidores ativos civis
1 (um) representante TITULAR dos servidores ativos militares + 1 (um) representante SUPLENTE dos servidores ativos militares
1 (um) representante TITULAR dos servidores inativos + 1 (um) representante SUPLENTE dos servidores inativos

Conselho Fiscal

1 (um) representante TITULAR dos servidores ativos civis + 1 (um) representante SUPLENTE dos servidores ativos civis
1 (um) representante TITULAR dos servidores ativos militares + 1 (um) representante SUPLENTE dos servidores ativos militares
1 (um) representante TITULAR dos servidores inativos + 1 (um) representante SUPLENTE dos servidores inativos

Eleitores

Ressalta-se que o processo de votação será realizado de forma digital para todos os eleitores do Poder Executivo. Eles participarão do pleito por meio do Portal do Servidor, no endereço eletrônico - sistemas.es.gov.br/seger/eservidor/Login - utilizando o número funcional e a senha do servidor, devendo, obrigatoriamente, votar em um membro para cada conselho ou em branco.

Já os servidores ativos e os inativos que fazem parte dos outros Poderes votarão por meio de cédulas que serão remetidas a eles, via Correios, pelo IPAJM.

Atenção: inscrições dos candidatos

Para se inscrever, o segurado precisa protocolar solicitação na Central de Atendimento do Instituto de Previdência do Estado, mediante requerimento dirigido ao Presidente da Comissão Eleitoral, até a próxima quarta-feira (6), prazo final. O setor funciona das 9h às 16h30.

Quando do preenchimento do formulário de inscrição, é obrigatório que a pessoa indique para qual Conselho estará concorrendo e a categoria que estará representando. Na oportunidade, o presidente da Comissão Eleitoral enfatiza que “o segurado somente poderá se candidatar para uma vaga em um dos Conselhos, Administrativo ou Fiscal”.

Confira no edital abaixo a relação de documentos que deverão ser anexados junto ao requerimento de inscrição.


Anexo(s)

Edital da Eleição dos Conselhos
Formulário de atualização de e-mail
Lista de escolas estaduais

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