11/03/2019 12h52 - Atualizado em 12/03/2019 10h06

IPAJM convoca beneficiários com iniciais de A a I para recadastramento

Quem não proceder com o devido cadastro, que é obrigatório, terá o seu benefício suspenso.

Aposentados e pensionistas do Regime Próprio de Previdência Estadual (ES-Previdência) com iniciais do nome de A a I devem se recadastrar a partir desta segunda-feira (11). A convocação foi realizada por meio do Edital nº 01/2019, publicado pelo Instituto de Previdência dos Servidores do Estado (IPAJM) no Diário Oficial. O beneficiário que não proceder o devido cadastro, que é obrigatório, terá o seu benefício suspenso.

Clique aqui e confira o Edital nº 01/2019 na íntegra.

Para efetuar o recadastramento, a pessoa deve participar de duas etapas: prova de vida, comparecendo a uma das agências do Banestes, distribuídas por diversos municípios do Estado, e atualização de dados cadastrais, no site www.ipajm.es.gov.br, clicando no banner Recadastramento 2019. Nessa página é possível conferir o passo a passo de cada fase dessa ação.

Os beneficiários que residem no interior e não têm acesso à computador para fazer o cadastro de dados online podem ficar tranquilos. O Edital divulga uma lista de escolas estaduais onde estará disponível, em cada local, um equipamento para acesso, tanto dos aposentados, quanto dos pensionistas do Instituto.


Período de cadastro determinado pela letra inicial do nome

Atenção: o período em que os aposentados e pensionistas precisam proceder com o recadastramento é determinado pela letra inicial do nome. Por isso, aqueles com iniciais de A a I, por exemplo, terão que fazer tanto a prova de vida quanto a atualização cadastral a partir desta segunda-feira (11), conforme consta no quadro abaixo. Em seguida será a vez dos beneficiários com iniciais de J a M e, por último, os que têm inicial do nome de N a Z.

Período

Nomes iniciados de

Início do recadastramento

Final do recadastramento

A até I

11/03/2019

10/05/2019

J até M

11/05/2019

10/07/2019

N até Z

11/07/2019

10/09/2019

“O recadastramento está previsto em lei e é de extrema importância para o Instituto, pois evita o pagamento de benefícios indevidos, uma vez que o beneficiário precisa comprovar que está vivo. O procedimento também possibilita que a base de dados da autarquia seja atualizada, o que é indispensável para a comunicação do Instituto com seus beneficiários”, explica o presidente-executivo do IPAJM, José Elias Marçal.

O processo do recadastramento envolverá cerca de 40 mil beneficiários que fazem parte dos poderes Executivo, Legislativo e Judiciário, bem como do Ministério Público, da Defensoria Pública e do Tribunal de Contas.

Todas as regras do Recadastramento 2019 estão disponíveis na Portaria nº 02-R, publicada no Diário Oficial do dia 11 de fevereiro de 2019. Clique aqui e confira!


Prova de vida presencial

O beneficiário deve comparecer a uma das agências do Banestes munido de documento de identificação com foto - como carteira de identidade (RG) ou de habilitação (CNH) - e número funcional, e se dirigir a um dos guichês de atendimento. Após o término do procedimento, a pessoa receberá um comprovante, entregue pelo atendente do Banco, que comprovará a participação nessa etapa.


Atualização de dados cadastrais 

Para fazer a atualização de dados cadastrais, basta acessar o site do IPAJM www.ipajm.es.gov.br, e entrar no banner Recadastramento 2019. Ao final desse processo será emitido recibo para atestar a conclusão da atualização.

“Para que o recadastramento seja efetivamente concluído é obrigatório que o beneficiário cumpra as duas etapas - prova de vida e atualização cadastral”, alerta a diretora Técnica do IPAJM, Mariana do Nascimento Gonçalves.


Casos especiais 

Os aposentados e pensionistas que residem em outro estado ou país, ou que não podem se locomover a uma agência do Banestes para fazer a prova de vida, ou são incapazes, entre outros casos específicos, devem acessar o site www.ipajm.es.gov, e clicar no banner Recadastramento 2019 para saber como devem se recadastrar. 

Outra opção é entrar em contato com o teleatendimento do IPAJM nos números (27) 3201-3180 e 0800-2836640, das 8h às 18h, de segunda a sexta-feira. 


IPAJM 

O IPAJM é responsável pela administração do Regime Próprio de Previdência do Estado do Espírito Santo, como gestor único, após a implantação da Lei Complementar 282/2004, e tem como competências a concessão e gestão dos benefícios previdenciários de aposentadorias, pensão por morte e auxílio reclusão, bem como arrecadação, investimentos e administração das contribuições previdenciárias dos órgãos e servidores do Estado. Saiba mais em www.ipajm.es.gov.br.


Serviço

Recadastramento dos aposentados e pensionistas do IPAJM;

Duas etapas obrigatórias: prova de vida presencial, no Banestes, e atualização de dados, via internet (www.ipajm.es.gov.br);

Quando fazer: de acordo com a letra inicial do nome do próprio beneficiário.


Dúvidas?

www.ipajm.es.gov.br, no banner Recadastramento 2019;

Teleatendimento IPAJM: (27) 3201-3180 e 0800-2836640;

Central de Atendimento do Instituto, localizada na Avenida Cezar Hilal, nº 1345, bairro Santa Lúcia – Vitória/ES.


Informações à imprensa:

Assessoria de Comunicação do IPAJM

Carol Paixão

(27) 3636-4189 / 98817-4825

comunicacao@ipajm.es.gov.br

 

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard