O Instituto de Previdência do Estado (IPAJM) iniciou os trabalhos rumo à certificação do Pró-Gestão, que é um programa do Ministério da Previdência Social (MPS) que reconhece boas práticas de gestão adotadas pelos Regimes Próprios de Previdência (RPPS), e é pautado em pilares de controles internos, governança corporativa e educação previdenciária. Os servidores da autarquia tiveram a oportunidade de conferir as linhas gerais do projeto elaborado para o IPAJM, em evento realizado no auditório da autarquia na última quarta-feira (16).
“Essa certificação é o processo de avaliação da efetividade das ações no RPPS. Alcançar esse objetivo, ‘o selo de RPPS certificado’, é um grande reconhecimento da excelência e das boas práticas de gestão e possibilita diversas vantagens internas e externas para o Instituto. Também atesta, por exemplo, a qualidade dos serviços, processos, produtos, sistema de gestão”, explicou o coordenador da Comissão de Implantação do Pró-Gestão RPPS/IPAJM, Renato Machado Albert.
Durante a reunião, cerca de 100 servidores do Instituto, além de conferir a exposição do projeto, conheceram os integrantes da Comissão que tem como responsabilidade planejar e coordenar as ações necessárias para a autarquia se certificar com a MPS.
Na abertura do evento, o presidente-executivo do IPAJM, José Elias Marçal, enalteceu a presença dos servidores da autarquia, "Sejam muito bem-vindos, estou muito feliz por estar participando deste momento tão marcante para nós! Somos referência de RPPS no Brasil e ainda não temos essa certificação, por isso, é essencial o empenho de todos para que a gente alcance o nosso objetivo, que é a certificação. O governador Casagrande apoiou de maneira efetiva a adesão ao Programa, tanto que ele assinou o termo de adesão junto comigo”, enfatizou Marçal.
Em seguida, o presidente do IPAJM passou a condução das atividades ao conselheiro do Instituto de Previdência dos Servidores do Município de Guarapari (IPG), José Augusto de Carvalho, agradecendo-o pela sua participação. “Conheço o Augusto há muitos anos, ele é um vasto conhecedor da matéria previdenciária de RPPS, o que contribui bastante para esta ocasião”, disse o presidente.
Por fim, Marçal destacou o “excelente trabalho que está sendo desenvolvido pela Comissão de Implantação do Pró-Gestão RPPS no IPAJM, que resultou na recomendação de adesão ao Nível 2 do Programa”.
Depoimentos
Ao longo da cerimônia, alguns depoimentos foram feitos por representantes de outros RPPS já certificados no Pró-Gestão. Em sua fala inicial, o mediador José Augusto abordou os principais pontos referentes ao Programa e aproveitou para comentar de suas vivências positivas e negativas em projetos que pôde acompanhar bem de perto.
A diretora-presidente do Instituto de Previdência dos Servidores Públicos do Município de Cariacica (IPC), Juliana de Lima, acompanhada de uma servidora que fez parte da comissão do projeto desse Instituto, Ligia Borges, também colaboraram com experiências vivenciadas durante a jornada para a certificação nível 3.
Na oportunidade, destaca-se que de acordo com o Manual do Pró-Gestão o Programa tem quatro níveis de certificação, que representam diferentes graus de complexidade, desde o Nível I, mais simples, até o Nível IV, e “o fato de um pequeno RPPS ser certificado no Nível I ou II não significa que ele tenha um baixo grau de governança, mas sim que demonstrou ter alcançado um nível de governança adequado ao seu porte e estrutura organizacional”.
Por meio de vídeo transmitido no encontro, a servidora Marcela de Souza, do Instituto de Previdência e Assistência dos Servidores do Município de Linhares (IPASLI), também contribuiu com seu depoimento, bem como o diretor-presidente do PARANAPREVIDÊNCIA, Felipe José Vidigal. Marcela falou sobre os privilégios de ser um RPPS certificado, do dia a dia pós-certificação e das melhorias na qualidade de trabalho dos servidores. Já o presidente Felipe discorreu a respeito do histórico de seu RPPS antes de explicitar alguns benefícios do Pró-Gestão.
“O projeto é do IPAJM para o IPAJM, não é um projeto da alta gestão ou da comissão, e buscaremos atingir o nível 2 de certificação. É um trabalho conjunto, de equipe, de todos, que depende do engajamento de cada setor, de cada um de nós, e que com certeza trará á inúmeros benefícios para o Instituto e também para os aposentados, pensionistas e servidores ativos”, enfatizou o coordenador do Pró-Gestão/IPAJM, Renato Albert.
A reunião foi finalizada com uma mensagem do diretor do Departamento dos Regimes Próprios de Previdência, do Ministério da Previdência Social (MPS), Allex Albert Rodrigues.
“Esse desafio é inédito em termos de gestão pública, é uma forma de deixar um registro da boa gestão e solidificar todo o conhecimento e expertise que vocês, IPAJM, já adquiriram, mas sempre é uma oportunidade para a melhoria. Essa empreitada começa agora, depende do envolvimento de cada um e, em breve, vocês verão o resultado desse esforço no sorriso de cada aposentado e pensionista”, pontuou o diretor.
Marcaram presença no encontro de apresentação do “Projeto de Certificação do Instituto de Previdência do Estado do Espírito Santo no Pró-Gestão RPPS” os diretores de Proteção Social, de Previdência, de Perícia Médica e Social e de Investimentos, Gabriel Duque, Anapaula Guerreiro, Marisilvia Cirilo e Gilberto Tulli, respectivamente, todos do IPAJM; e também o presidente do Instituto de Previdência dos Servidores de Guarapari (IPG), Marleno Medeiros; o presidente da Associação Capixaba dos Institutos de Previdência (ACIP), Wilson Marques Paz; e representantes do Conselho de Administração do Instituto, Wanderlei Antônio Marinato e Hermano Mattos de Souza.
Pró-Gestão
O que é?
O Pró-Gestão é um programa de certificação, instituído pela Portaria MPS nº. 185/2015, que visa incentivar os RPPS a adotarem melhores práticas de gestão previdenciária, que promovam maior controle dos seus ativos (dinheiro que entra) e passivos (dinheiro que sai), e mais transparência no relacionamento com os segurados e a sociedade.
A adesão ao Pró-Gestão, embora facultativa, tem bastante relevância e contribui com a modernização e profissionalização dos Regimes Próprios.
Benefícios
Abaixo, seguem algumas vantagens do Pró-Gestão.
Saiba mais sobre o Pró-Gestão em www.gov.br/previdencia/pt-br/assuntos/rpps/pro-gestao-rpps-certificacao-institucional
Informações à Imprensa
Assessoria de Comunicação IPAJM
Carolina Paixão/ comunicação@ipajm.es.gov.br