O servidor efetivo vinculado ao Regime Próprio de Previdência do Estado (ES-Previdência), após completar os requisitos para se aposentar e obter o benefício deferido e devidamente publicado no Diário Oficial (DIO/ES) pelo Instituto de Previdência do Estado (IPAJM), recebe em sua residência uma carta da autarquia contendo cópia do ato de aposentadoria. Por isso, o Instituto orienta que em caso de mudança de endereço o segurado comunique imediatamente ao órgão.
Com os documentos em mãos, o aposentado pode procurar uma das agências do Banco do Brasil para saber se tem direito ao Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público (Pasep). É necessário também estar munido de carteira de Identidade e CPF, de acordo com informações constantes em www.bb.com.br. Esse benefício do Pasep é um valor em dinheiro acumulado desde o ingresso dele no serviço público.
Além disso, segundo a diretora Técnica do IPAJM, Márcia Fiorotti, a carta enviada também é utilizada para outros fins. “Os aposentados por invalidez quando vão receber seguros e quitar financiamentos, por exemplo, apresentam esse tipo de documento”, comentou.
Há duas formas para proceder com a mudança de endereço: comparecendo à Central de Atendimento (CAT) da autarquia ou enviando toda a documentação necessária pelos Correios.
Os segurados que optarem por providenciar a atualização pessoalmente na Central devem, no ato do atendimento, estar munidos de um comprovante de residência (conta de água, luz ou telefone), carteira de identidade, CPF e contracheque. Todos devem ser documentos originais.
A Central funciona de segunda a sexta-feira, das 9h às 16h30, e está localizada na própria sede do Instituto, na Avenida Cezar Hilal, Santa Lúcia, Vitória.
Quem preferir solicitar a atualização de endereço via Correios deve preencher o formulário disponível no link abaixo, devidamente assinado pelo segurado e com firma reconhecida, e encaminhá-lo ao Instituto junto com cópias autenticadas de um comprovante de residência atual, como contas de água ou luz, da carteira de identidade, do CPF e do contracheque.
Clique aqui e baixe o formulário.
O endereço para correspondências é Avenida Cezar Hilal, 1345, Santa Lúcia - Vitória – ES. CEP: 29056-083. Outras informações podem ser obtidas no www.ipajm.es.gov.br ou por meio do teleatendimento no número 0800-2836640.
O IPAJM é responsável pela administração do Regime Próprio de Previdência do Estado do Espírito Santo, como gestor único, após a implantação da Lei Complementar 282/2004, e tem como competências a concessão e gestão dos benefícios previdenciários de aposentadorias, pensão por morte e auxílio reclusão, bem como arrecadação, investimentos e administração das contribuições previdenciárias dos órgãos e servidores do Estado.