05/06/2018 10h00 - Atualizado em 05/06/2018 11h58

Ato de aposentadoria é enviado à residência do segurado

O servidor efetivo vinculado ao Regime Próprio de Previdência do Estado (ES-Previdência), após completar os requisitos para se aposentar e obter o benefício deferido e devidamente publicado no Diário Oficial (DIO/ES), pelo Instituto de Previdência Estadual (IPAJM), recebe em sua residência uma carta da autarquia contendo cópia da portaria de aposentadoria. Esse procedimento é padrão. Por isso, o Instituto orienta que em caso de mudança de endereço o segurado comunique imediatamente ao órgão.

Há duas formas para proceder com a alteração de endereço: comparecendo à Central de Atendimento (CAT) do Instituto ou enviando toda a documentação necessária pelos Correios.


Pessoalmente

O segurado que optar por providenciar a devida atualização pessoalmente na Central do Instituto deve, no momento do atendimento, estar munido de um comprovante de residência recente (conta de água, luz, telefone), carteira de identidade, CPF e contracheque. Todos devem ser documentos originais, que serão apresentados ao atendente da Central.

A Central de Atendimento (CAT) funciona de segunda a sexta-feira, das 9h às 16h30, e está localizada na própria sede do Instituto (térreo), na Avenida Cezar Hilal, no bairro Santa Lúcia, Vitória.


Correios

Quem preferir solicitar a atualização de endereço via Correios deve preencher o formulário disponível no link abaixo, devidamente assinado pelo segurado e com firma reconhecida, e encaminhá-lo ao IPAJM junto com cópias autenticadas de um comprovante de residência atual, da carteira de identidade, do CPF e do contracheque. O endereço para correspondências é Avenida Cezar Hilal, 1345, Santa Lúcia - Vitória – ES, CEP: 29056-083.

Download

Em caso de dúvidas quanto ao preenchimento desse documento, basta entrar em contato pelos números 0800-2836640 e (27) 3201-3880.


Pasep

Com a carta e a cópia da publicação do ato de aposentadoria, em mãos, o segurado pode procurar uma das agências do Banco do Brasil para verificar se tem direito ao PASEP - Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público. É necessário também, na ocasião, estar munido de carteira de Identidade e CPF, de acordo com informações constantes em www.bb.com.br. Vale lembrar que o benefício do PASEP é um valor em dinheiro acumulado desde o ingresso do servidor no serviço público.

Tópicos:
Aposentadoria, PASEP
2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard