Os aposentados e pensionistas do Instituto de Previdência do Estado do Espírito Santo (IPAJM) devem ficar atentos ao recadastramento obrigatório anual. Para 2025, eles precisam fazer a prova de vida, que, este ano, conta com uma novidade: o procedimento pode ser feito pelo aplicativo Gov.br, por reconhecimento facial. O beneficiário também pode optar por se recadastrar pessoalmente em uma das agências do Banco do Estado do Espírito Santo (Banestes).
“A possibilidade de se recadastrar pelo app Gov.br traz mais facilidade para a vida de nossos aposentados e pensionistas, pois eles podem optar em fazer o recadastramento via internet e sem precisar sair de casa. Essa é mais uma conquista do Governo Casagrande em parceria com o Ministério da Gestão e da Inovação (MGI), chefiado pela ministra Esther Dweck”, disse o presidente-executivo do Instituto de Previdência do Estado, José Elias Marçal.
Quando se recadastrar?
O prazo para o beneficiário se recadastrar é baseado no mês de seu aniversário, conforme tabela a seguir, e o recadastramento é necessário para garantir a manutenção do pagamento das aposentadorias e pensões.
“A prova de vida é uma verificação realizada todo ano pela ação do Recadastramento. Por meio dela, conseguimos saber se a pessoa que recebe benefícios do IPAJM realmente está viva. É uma ação muito importante, pois evita fraudes e pagamentos indevidos”, informa o coordenador do Recadastramento, Gabriel Duque Zonta.
As regras e diretrizes do Recadastramento de 2025 estão disponíveis na Portaria nº. 15-R/2025, publicada no Diário Oficial do Estado de 30/12/2024, que prevê a possibilidade de realização da prova de vida por meio digital. Confira aqui a normativa na íntegra!
Prova de Vida pelo aplicativo Gov.br
A prova de vida digital deve ser realizada pelo Gov.br, que é um aplicativo gratuito que possibilita que as pessoas se identifiquem com segurança na hora de acessar diversos serviços públicos. Aqueles que ainda não têm esse App podem baixá-lo e acessá-lo no celular pelo link https://www.gov.br/pt-br/apps/app-gov.br
Caso ainda não tenha sua conta gov.br, crie uma, conforme passo a passo abaixo:
Destaca-se que, para utilizar o Gov.br, o beneficiário precisa ter cadastro no Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ou ter carteira de motorista (CNH) ou a nova Carteira de Identidade Nacional (CIN), que é um documento oficial de identificação que unifica todos os registros de identificação do cidadão.
Prova de Vida no Banestes
Para fazer a Prova de Vida no Banestes, que é mais uma opção de se recadastrar, basta comparecer em qualquer agência do Banestes — distribuídas por todo o Espírito Santo — portando documentos de identificação com foto, como carteira de identidade ou motorista e CPF.
Não é necessário levar cópias de documentos para deixar na agência. Na ocasião da Prova de Vida, o beneficiário apresentará ao atendente os documentos originais.
Confira aqui a agência mais próxima de sua residência.
Serviço:
Prova de Vida dos aposentados e pensionistas do IPAJM
Como fazer? Via app Gov.br ou pessoalmente no Banestes;
Como baixar o app Gov.br no celular? https://www.gov.br/pt-br/apps/app-gov.br
Quando? Calendário estipulado, baseado no mês de aniversário do beneficiário;
Dúvidas? www.ipajm.es.gov.br
Teleatendimento do Instituto: 27 3201-3180 ou 3202-8131
Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação do IPAJM
Carolina Paixão
comunicacaoipajm@gmail.com
(27) 3636-4189