30/09/2021 13h39

Campanha Setembro Amarelo: debate e muita conversa sobre o tema no IPAJM

Mais um bate-papo sobre diversas temáticas relacionadas ao “Setembro Amarelo”, campanha anual ligada à prevenção do suicídio e valorização da vida, aconteceu no Instituto de Previdência do Estado (IPAJM), com a participação de servidores e colaboradores da autarquia. Intitulada “Viver Melhor - Superando as dores da alma”, a palestra foi conduzida por André Ferreira, que faz parte do grupo de Trabalho e Prevenção ao Suicídio da Secretaria da Saúde (Sesa).

 O evento, organizado pela comissão Qualivida do Instituto, aconteceu na tarde dessa quarta-feira (29), e contou com a presença do subsecretário de Estado de Planejamento e Transparência da Saúde, Tadeu Marino. 

O presidente-executivo do IPAJM, José Elias Marçal, comentou sobre o intuito do evento. “O objetivo de promover encontros como esse é oportunizar diálogo, discussões, troca de ideias e experiências, e também de tirar dúvidas sobre esse assunto que é interessante e pertinente a todos, pois é uma questão de saúde pública”, disse. 

No decorrer da explanação, o palestrante abordou sobre a campanha Setembro Amarelo, de como surgiu no Brasil. Ele apresentou informações das principais causas do suicídio, citou mitos e verdades referentes ao tema e explicou como as pessoas podem ajudar com ações simples no dia a dia. 

“O Setembro Amarelo vai muito além do mês de setembro. É necessário durante todo o ano promover ações de promoção da saúde mental, pois a saúde mental está diretamente relacionada aos números elevados de suicídio e também temos que repensar e ter mais sensibilidade nas nossas atitudes em relação ao outro, de modo a permitir que as pessoas se sintam à vontade para pedir ajuda sempre que necessário” destacou André Ferreira.

A servidora do IPAJM Geysa Pereira gostou bastante do bate-papo e ressaltou a importância de atividades como essas. “A palestra foi válida e esclarecedora, e é um tema essencial que precisa ser tratado no nosso cotidiano, no dia a dia, uma vez que, de acordo com os dados informados, a cada 10 suicídios cometidos nove poderiam ser evitados. Tenho um filho de 12 anos, idade delicada e preocupante, e é alto o índice de suicídio entre jovens. Temos que ter um olhar especial para eles, ter a sabedoria para poder ajudá-los, e somente conseguimos esse amparo e esclarecimentos se tivermos profissionais capacitados para nos orientar como abordar e tratar a questão”, comentou.

Programa Qualivida

O Qualivida é um programa do Governo do Estado que visa a promover a saúde e a valorização dos servidores do Poder Executivo Estadual, com projetos e ações voltadas ao bem-estar dos servidores e às dimensões biológica, psicológica, social e organizacional, com o foco na qualidade de vida no trabalho. Saiba mais em https://qualivida.es.gov.br/

Válido lembrar que a Comissão Local da Rede Qualivida no âmbito do Instituto foi formada por meio da Portaria Nº 040-S, publicada na edição do Diário Oficial de 07/07/2021.

Informações à Imprensa:

Assessoria de Comunicação do IPAJM
Carolina Paixão
comunicacaoipajm@gmail.com
(27) 3636-4189/ 98817-4825
www.ipajm.es.gov.br

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard