04/07/2016 17h26 - Atualizado em 04/07/2016 17h27

Concurso: professores aprovados devem passar por perícia médica

Os 867 professores aprovados no último concurso público da Secretaria de Estado da Educação (Sedu), que foram nomeados recentemente por meio do Decreto nº 748 -S, devem marcar perícia médica admissional. Isso porque, no ato da posse, eles terão que apresentar laudo emitido por médicos da Perícia Médica do Instituto de Previdência dos Servidores do Estado (IPAJM). Os profissionais vão atuar nas escolas da rede pública estadual, com estudantes do Ensino Fundamental e Médio, a partir do segundo semestre de 2016.

O agendamento da perícia pode ser feito de duas formas: via internet, no site da autarquia www.ipajm.es.gov.br, no banner Marcação de Perícia Médica, ou pelo número 0800-2836640.

Os candidatos têm 30 dias, a partir da nomeação, ou seja, a contar do último dia 6, para tomar posse. “É necessário que eles passem por avaliação de médico perito com a apresentação dos exames admissionais, na sede da Perícia do IPAJM, com objetivo de obter laudo que comprove a aptidão para ingressar no serviço público. Sem esse documento, não é possível tomar posse”, alerta a gerente de Perícia Médica, Fátima Sueli Ribeiro.

A gerente orienta, ainda, que os professores nomeados procedam, o quanto antes, com a marcação de perícia, que é previamente agendada. “Aqueles que ainda não fizeram o devido agendamento devem entrar no site do IPAJM, ou ligar para a autarquia, o mais rápido possível, para marcar a data de passar na perícia”, enfatizou.

Exames

A obtenção de laudo médico depende da realização de exames específicos, conforme relacionados abaixo, custeados pelo próprio candidato. Confira:

1. Sangue: Hemograma Completo, VDRL, TSH, T4;
  2. Urina;
  3. Fezes;
  4. Raio X do Tórax (com laudo);
  5. Eletrocardiograma com laudo (candidato acima de 35 anos);
  6. Ultrassonografia do ombro (membro predominante);
  7. Teste alérgico;
  8. Laudo Cardiológico;
  9. Laudo Odontológico;
  10. Laudo Ortopédico (LER Ocupacional);
  11. Laudo Oftalmológico;
  12. Laudo Psiquiátrico;
  13. Laudo Dermatológico;
  14. Laudo Otorrinolaringológico, com Vídeolaringoscopia;
  15. Laudo Audiométrico.

Os laudos e exames devem conter o carimbo do médico, com a especialidade do emitente e o número do registro no Conselho Regional de Medicina (CRM).

Caso o candidato tenha dúvidas referentes a exames e laudos, basta ligar para a Gerência de Perícia Médica da autarquia por meio do (27) 3381-6650. Antes de entrar em contato, a orientação é que ele verifique no link disponível no final desta página se a dúvida está entre as relacionadas.

Agendamento perícia

Quem optar por marcar perícia pela internet deve acessar a página institucional do IPAJM (www.ipajm.es.gov.br), no banner intitulado Marcação de Perícia Médica - disponível à direita da tela – e clicar no link Marcação de Perícia Admissional. É rápido e fácil: basta preencher formulário com algumas informações, entre elas, a melhor data para o exame, dados pessoais (tais como CPF e RG), número do edital relativo ao concurso realizado, informações para contato, entre outros dados. Depois disso, a pessoa deve aguardar o recebimento do e-mail resposta com a data e hora da perícia.

“Caso a resposta não chegue ao e-mail do solicitante em três dias, ele deve ligar no (27) 3381-6650 e avisar”, orienta a gerente de Perícia.

Já aqueles que preferirem proceder com o agendamento por meio de contato telefônico devem ligar para 0800-2836640.

Concurso

Vale lembrar que o concurso público do magistério estadual foi realizado em 2015. Foram abertas 1.178 vagas para 76 municípios capixabas e distribuídas por diversas disciplinas, entre elas, Educação Física, Filosofia, Física e Língua Portuguesa.

Com a nomeação, as vagas atualmente ocupadas por professores com contratos de designação temporária serão substituídas pelos efetivos.

Serviço

A Perícia Médica do IPAJM está localizada na Rua Desembargador José Batalha, nº 121, no Bairro Consolação, em Vitória. O atendimento acontece das 8 às 17h30, de segunda a sexta-feira.

Principais dúvidas

Clique aqui e confira as principais dúvidas.