Regras para a aposentadoria no sistema previdenciário do servidor estadual e as últimas mudanças ocorridas em legislações relativas ao Regime Próprio de Previdência do Estado (ES-Previdência) foram alguns dos temas abordados em palestra do Instituto de Previdência do Estado (IPAJM) no Departamento de Estradas de Rodagem do Estado (DER). A atividade aconteceu, nesta quinta-feira (31), no auditório do órgão.
A gerente de Benefícios do Instituto, Liane Mara, responsável pela explanação, destacou a importância de encontros como esse. “É uma forma de estreitar e aproximar o IPAJM ainda mais do servidor; segurado da autarquia. E também é uma ótima oportunidade dos participantes sanar dúvidas e receber orientações, principalmente em relação àqueles que estão na iminência de se aposentar”.
Além do assunto aposentadoria, os servidores do Departamento de Estradas e Rodagem tiveram a oportunidade de saber mais de outras matérias que envolvem a previdência, entre elas, benefício de pensão por morte e abono de permanência.
“Achei a palestra ótima! Foi dinâmica, de fácil entendimento, e consegui esclarecer todas as minhas dúvidas”, disse a servidora Deberti Maria Souza, que trabalha no DER há quase 30 anos, ao elogiar a equipe do Instituto.
Também marcaram presença no evento outros representantes do IPAJM, a diretora Técnica, Mariana Gonçalves, a subgerente de Cadastro e Tempo de Contribuição, Kelli Xavier, e a Ouvidora, Rachel Donato.
O Instituto de Previdência dos Servidores do Estado do Espírito Santo (IPAJM) é uma autarquia com personalidade jurídica de direito público interno e autonomia administrativa, financeira e patrimonial, responsável como gestor único, pela administração do Regime Próprio de Previdência do Estado do Espírito Santo (ES-Previdência).
Após a Edição da Lei Complementar nº 282/2004, o Instituto passou ter a competência da concessão e gestão dos benefícios previdenciários de aposentadorias, pensão por morte e auxílio reclusão, bem como arrecadação, investimentos e administração das contribuições previdenciárias dos órgãos e servidores do Estado. Atualmente, o IPAJM possui cerca de 31 mil aposentados e 6 mil pensionistas.