31/05/2019 15h44 - Atualizado em 31/05/2019 16h04

IPAJM designa servidores para Escritório Local de Processos e Inovação

O Instituto de Previdência dos Servidores do Estado (IPAJM) publicou no Diário Oficial desta sexta-feira (31), a Portaria nº 07-R, que designou sete servidores para fazer parte do Escritório Local de Processos e Inovação (ELPI). Instituído nessa quinta-feira (30), o Escritório tem o objetivo de Auxiliar e propor melhorias na elaboração, execução, mapeamento e controle de todos os processos organizacionais da autarquia.

Clique aqui e confira as Portarias.

Para o presidente executivo do IPAJM, José Elias Marçal, a implantação do ELPI trará uma série de vantagens para o instituto com foco em gestão de processos. “Os integrantes dessa Unidade irão identificar maneiras de agilizar os fluxos internos, para que diversos procedimentos, atividades e trâmites da autarquia sejam otimizados, e dessa forma os beneficiários terão serviços mais ágeis e eficientes”, enfatizou.

Dentre as atribuições do Escritório de Processos e Inovação do Instituto, que é ligado ao Escritório Central de Processos (ECP) do Governo, destaca-se prestar apoio à implantação do Sistema Corporativo de Gestão de Documentos Arquivísticos Digitais (E-Docs); criar soluções inovadoras para desafios específicos, com estudos e métodos para gerar mudanças nos métodos de trabalho; contribuir para a transformação de processos, por meio de debates, oficinas, que possibilitem o compartilhamento de conhecimentos e aprendizado coletivo; e estimular a cultura de inovação e empreendedorismo na gestão.

A ideia principal, segundo o coordenador do ELPI/IPAJM, Wilderson Morais, “é analisar como um todo, e de forma detalhada, a gestão de processos daqui do Instituto para que possamos sugerir ideias inovadoras que irão otimizar recursos, reduzir ao máximo os gastos, agilizar trâmites, e aperfeiçoar os serviços que são entregues aos segurados e demais colaboradores do IPAJM”, explicou.

O ELPI, segundo Morais, é parceiro fundamental da Instituição na implantação do sistema E-Docs.

Destaca-se que o Escritório Local do Instituto fica vinculado à Diretoria Administrativa e Financeira (DAF) da autarquia. "Daremos total apoio para que a equipe do ELPI exerça efetivamente o seu papel, e que os trabalhos caminhem da melhor forma possível para gerar retornos bastante positivos para o Instituto", garantiu a diretora da DAF, Sônia Casotti.

Escritório Central do Governo

O Escritório Central de Processos (ECP) do Governo do Estado foi criado a partir da publicação da Portaria nº 12-R, de 15 de maio de 2019, pela Secretaria de Estado de Gestão e Recursos Humanos (Seger). O ECP atua na disseminação da cultura do Gerenciamento de Processos e no incentivo para que sejam adotadas boas práticas de gestão com o objetivo de entregar melhores serviços a sociedade capixaba.

Um dos objetivos do Escritório Central é a criação de uma rede de Escritórios Locais nas diversas Secretarias e Autarquias do Estado. Os Escritórios Locais têm a missão de administrar, dar suporte e fomentar iniciativas de Gerenciamento de Processos (Bussiness Process Management – BPM) no âmbito do seu órgão, sob a supervisão e mentoria do Escritório Central.

Informações à imprensa:

Assessoria de Comunicação do IPAJM