Aposentados, pensionistas, servidores e ex-servidores ativos estaduais, bem como os familiares, devem ficar atentos às formas de atendimento do Instituto de Previdência do Estado (IPAJM) durante o período de pandemia. Com objetivo de seguir os cuidados de prevenção ao novo Coronavírus (Covid-19), a Central de Atendimento (CAT) presencial da autarquia funcionará de forma diferenciada até o próximo dia 15 de junho. Diversos serviços devem ser previamente agendados, por meio de teleatendimento, para que o segurado compareça ao Instituto no dia e hora marcados.
Essas medidas estão de acordo com as portarias nº 07-R e nº 08-R, do IPAJM, publicadas no último dia 08 de maio e nessa terça-feira (19), respectivamente, no Diário Oficial do Estado, Clique AQUI e confira na íntegra.
“A opção de agendamento possibilita que o segurado venha ao Instituto e seja atendido num ambiente sem aglomeração, uma vez que o estabelecido é que haja espaçamento de meia em meia hora entre os atendimentos. Isso evita a proliferação do vírus e ajuda aqueles que precisam de serviços da autarquia”, explica o presidente-executivo do Instituto, José Elias Marçal.
Agendamento via telefone
Nos casos dos serviços específicos listados abaixo, que estão previstos nas referidas Portarias, a pessoa deve entrar em contato diretamente com o teleatendimento do Instituto, pelos números 0800 283 66 40 ou (27) 3201-3180, e solicitar ao atendente que faça o agendamento.
Interrupção das perícias médicas
As Portarias nº 07-R e nº 08-R também dispõem sobre a prorrogação, até o próximo dia 15 de junho, da dispensa do comparecimento de servidores públicos à sede do Instituto de Previdência Estadual para realizar perícias de renovação de licenças médicas já concedidas e novas licenças, se o segurado possuir laudo médico que ateste a continuidade ou o surgimento de problemas de saúde que o levaram ao afastamento.
Serviços on-line
É possível também ter acesso a diversas informações e serviços da autarquia, sem sair de casa, pelo site www.ipajm.es.gov.br No banner Consulta de Processos, por exemplo, localizado à direita da página, o segurado pode conferir o andamento de processos administrativos que tramitam no Instituto.
Para obter contracheques, basta entrar no link intitulado “Contracheque”, na parte superior dessa página.
Em caso de dúvidas, o teleatendimento do IPAJM está à disposição de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h. Para ligar de um telefone fixo, entre em contato gratuitamente pelo 0800 283 66 40. Esse número não recebe ligações de telefones móveis (celular). Já para ligar de um telefone móvel (celular), o número é (27) 3201-3180.
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Carolina Paixão
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