29/05/2017 13h25 - Atualizado em 29/05/2017 13h39

IPAJM: quase 900 certidões disponíveis para retirada

Quase 900 certidões de Tempo de Contribuição (CTC) foram concluídas e estão disponíveis no Instituto de Previdência do Estado (IPAJM) para serem retiradas por ex-servidores estaduais que requereram o documento. Os interessados devem comparecer à Central de Atendimento (CAT), localizada no bairro Santa Lúcia, em Vitória, de segunda a sexta-feira, das 9h às 16h30. A lista nominal dos solicitantes pode ser conferida no link abaixo.

Lista nominal dos requerentes

Vale lembrar que essa Certidão é essencial para as pessoas que trabalharam no serviço público. “O tempo de contribuição que é registrado na Certidão de Tempo de Contribuição pode ser utilizado em outros regimes de previdência, como nos municipais, no federal, bem como no regime geral de previdência (INSS)”, explicou a diretora técnica do Instituto, Mariana Gonçalves.

Na oportunidade, a chefe da Central de Atendimento, Rosa Santos, explicou o motivo de haver considerável número de certidões aguardando no setor. “Na ocasião do requerimento da Certidão de Tempo de Contribuição, a pessoa, muitas vezes, deixa registrado de forma incorreta e desatualizada os seus dados cadastrais, como telefone e endereço. Isso dificulta o contato do IPAJM o com o solicitante no momento em que a CTC fica pronta”.

Retirada CTC

Para obter o documento na Central de Atendimento do Instituto de Previdência do Estado é necessário que, no ato do atendimento, a pessoa esteja munida de um documento de identificação recente com foto. No caso de um representante, além desse tipo de documento, é necessário também apresentar procuração simples, com reconhecimento de firma.

A Central de Atendimento (CAT) funciona de segunda a sexta-feira, das 9h às 16h30, na Avenida Cesar Hilal, Santa Lúcia, Vitória, próximo à Secretaria de Estado de Educação (Sedu).

Requerimento

Saiba como requerer a Certidão de Tempo de Contribuição (CTC) acessando o site institucional do IPAJM www.ipajm.es.gov.br, no menu à esquerda da página, no item “Serviços”. Caso haja dúvida, basta ligar para o teleatendimento no número 0800-2836640.

IPAJM

O IPAJM é responsável pela administração do Regime Próprio de Previdência do Estado do Espírito Santo (ES-Previdência), como gestor único, após a implantação da Lei Complementar 282/2004, e tem como competências concessão e gestão dos benefícios previdenciários de aposentadorias, pensão por morte e auxílio reclusão, bem como arrecadação, investimentos e administração das contribuições previdenciárias dos órgãos e dos servidores do Estado.