22/09/2016 16h28

IPAJM realiza atendimento durante evento do Programa de Reflexão de Aposentadoria da PC

O Instituto de Previdência do Estado (IPAJM) marcou presença nesta quinta-feira (22), no município de Linhares, para participar da programação da 5ª edição do Programa de Reflexão de Aposentadoria (PRA) da Divisão de Promoção Social (DPS) da Polícia Civil (PC). Na ocasião, técnicos da autarquia promoveram um sistema de “balcão de orientações”, onde os servidores que estão próximos de se aposentar puderam ser atendidos de forma personalizada.

Cálculo de proventos e documentação necessária para a inatividade foram alguns dos assuntos abordados durante o bate papo e esclarecimento de dúvidas, de forma individual, com cerca de 30 servidores. Orientações relativas à legislações previdenciárias também não ficaram de fora das conversas.

A “Cartilha sobre direitos previdenciários dos servidores públicos do Estado do Espírito Santo e seus dependentes”, do IPAJM, também foi entregue no decorrer dos atendimentos. O material, que contém 44 páginas e trata dos principais temas relativos à previdência estadual, pode ser conferido na página inicial deste site.

O evento, que aconteceu no auditório da sede da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), no Bairro Três Barras, teve a participação de diversos profissionais do quadro de pessoal da Polícia Civil, entre eles, agentes, delegados e investigadores, bem como de servidores da Polícia Militar e Guarda Municipal.

“O IPAJM sempre está à disposição para esclarecer dúvidas sobre assuntos relativos ao ES-Previdência, que é o Regime Próprio de Previdência do Estado. E este tipo de atendimento realizado, que é personalizado e previamente agendado, possibilita uma aproximação cada vez maior com os servidores estaduais, segurados desse Regime”, explicou a gerente de Benefícios do IPAJM, Liane Mara da Silva.

Destaca-se que a programação da 5ª edição do PRA da Polícia Civil também contou com palestras sobre planejamento financeiro e qualidade de vida, ministradas pela gerente do Banestes (Linhares), Darliane Maia Moraes, e pelo mestre em Recursos Humanos, Ronaldo Pazini Marangoni, respectivamente. Além disso, houve a apresentação do coral “Domingos Martins”, que possui policiais civis aposentados e da ativa em seu quadro de músicos. No final do evento, a gerente de Benefícios do Instituto de Previdência do Estado, Liane Mara, fez uma breve explanação a todos os presentes sobre o benefício de aposentadoria especial da Polícia Civil.

Programa de Reflexão de Aposentadoria (PRA)

Desenvolvido pela Divisão de Promoção Social (DPS) da Polícia Civil – que atua no campo da atenção psicossocial a policiais civis – o programa tem como objetivo contribuir para a melhoria da qualidade de vida dos policiais que estão se preparando para a aposentadoria. O Programa de Reflexão para Aposentadoria (PRA) conta com orientação previdenciária, planejamento financeiro, além de reflexões sobre saúde e projeto de vida saudável na aposentadoria.

IPAJM

O Instituto de Previdência dos Servidores do Estado é responsável pela administração do Regime Próprio de Previdência do Estado do Espírito Santo (ES-Previdência), como gestor único, após a implantação da Lei Complementar 282/2004, e tem como competências a concessão e gestão dos benefícios previdenciários de aposentadorias, pensão por morte e auxílio reclusão, bem como arrecadação, investimentos e administração das contribuições previdenciárias dos órgãos e servidores do Estado. Outras informações no www.ipajm.es.gov.br.