18/11/2024 16h23 - Atualizado em 18/11/2024 16h32

Mês da Consciência Negra: servidores do IPAJM participam de palestra sobre inclusão racial

Inclusão Racial e ESG Público. Esse foi o tema da palestra realizada para os servidores de diversos setores do Instituto de Previdência do Estado (IPAJM) pelamestre em Sociologia Política e especialista em Governança Colaborativa para a Sustentabilidade e ESG, Priscila Gama, na tarde da última quinta-feira (14), na sede da autarquia, em Vitória.

A ocasião foi pensada em alusão ao Dia Nacional da Consciência Negra, que se dará na próxima quarta-feira (20), data essa que também ocorreu o falecimento de um dos maiores líderes do Quilombo Brasileiro, Zumbi dos Palmares (20/11/1695).

A palestrante explanou sobre políticas públicas antirracistas e inclusivas para um mundo sustentável e abordou as formas de racismo, sendo eles estrutural, institucional e a prática. Também apresentou dados em relação à desigualdade entre pessoas negras e brancas em vários ambientes, e fez uma apresentação de si mesma, contando sua trajetória pessoal e profissional.

O servidor da subgerência de Compensação Previdenciária (SCP), Lucas dos Reis, gostou bastante da explanação. “Foi satisfatório ter participado de um momento como este! Os temas abordados são extremamente necessários de serem conversados no dia a dia.”

A subgerente de Recursos Humanos, Vanessa Pontoppidan, também apreciou os conteúdos apresentados. “O tema ainda é delicado, como são tantos outros na nossa sociedade, mas que não podemos em hipótese alguma ignorar. O racismo fez - e ainda faz - pessoas sofrerem e essas merecem nosso amor e cuidado. Priscila foi muito feliz na sua apresentação, falou com propriedade, e pelo número de perguntas e comentários, acho que foi um evento que nos trouxe muito saber.”

“Palestra muito interessante, pois partiu de uma retrospectiva histórica fazendo refletir sobre o racismo e como ele está presente inclusive nos pequenos detalhes. É muito importante estarmos atentos sobre esse assunto, para que no futuro próximo a gente consiga estancar de vez essa situação”, disse a gerente Jurídica Previdenciária, Márcia Aires.

No final de sua apresentação, Priscila aproveitou para indicar livros e filmes que têm relação com o tema discorrido, tais como, “O pacto da branquitude”, de Cida Bento, e “A vida e a história de Madam C. J. Walker”, respectivamente.

Destaca-se que o evento foi organizado pela comissão Qualivida e pela subgerência de Recursos Humanos, do Instituto, e teve o apoio da Secretaria de Estado de Gestão e Recursos Humanos (Seger) e da Escola de Serviço Público do Espírito Santo (Esesp).

Informações à imprensa:

Assessoria de Comunicação/IPAJM

Instituto de Previdência do Estado (IPAJM)

Carolina Paixão

comunicacaoipajm@gmail.com

(27) 98817-4825

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard