08/03/2019 11h39 - Atualizado em 08/03/2019 14h49

Mulheres são maioria no Instituto de Previdência dos Servidores do Estado

A comemoração do Dia Internacional da Mulher no 08 de março simboliza lutas sociais pelos direitos das mulheres e enaltece a figura feminina por todo o mundo. No Instituto de Previdência dos Servidores do Estado (IPAJM) elas são maioria, representando mais da metade do quadro de funcionários, incluindo servidoras efetivas e comissionadas, trabalhadoras em designação temporária, terceirizadas e estagiárias. São aproximadamente 56%.

Nos corredores da Instituição, 114 mulheres atuam diariamente e dedicam boa parte do dia ao trabalho, como faz a servidora Fábia Lamego, da Subgerência de Administração Geral (SAG). Há 35 anos na Autarquia, ela destaca o zelo como sua principal característica no exercício de suas funções.

"Já estou há bastante tempo aqui e considero as pessoas do Instituto realmente como parte da minha família, tenho muitos amigos verdadeiros. Estou há mais de 20 anos na área administrativa, e desde então minha missão tem sido cuidar para que tudo funcione, desde a porta da central de atendimento até o interior das salas dos servidores”, disse Fábia Lamego.

Fabrícia Dias, única mulher servidora efetiva do quadro de médicos do IPAJM, descreveu sua rotina cheia e bem diversificada.

“Normalmente meu dia começa por volta das 6h, e reservo esse início para mim e minha família, não deixo de fazer algum exercício antes de atender qualquer paciente. Começo o dia de trabalho lá pelas 7h e só paro realmente às 22h30, equilibrando consultório médico e a administração da casa. Tem que saber jogar nessa parte, afinal sou mãe de três filhos e um cachorro”, brincou a médica.

Há também histórias de mulheres que passaram por sérias dificuldades, mas que conseguiram superar. É o caso da auxiliar de Serviços Gerais Loriene Nunes Lima, de 44 anos, mãe de três filhos, que por muitos anos sofreu violência doméstica e conseguiu mudar essa situação “com determinação, fé, força, e extremo amor pelos filhos”, disse ela.

“As mulheres são fortes, guerreiras, essas são características de cada uma de nós! Hoje estou feliz, estudei, estou trabalhando e inclusive achei uma pessoa que me trata bem e é meu companheiro. Sou uma mulher vitoriosa”, afirmou a servidora.

 
     
Informações à Imprensa: 
Assessoria de Comunicação do IPAJM
Instituto de Previdência dos Servidores do Estado (IPAJM)
Carol Paixão
comunicacao@ipajm.es.gov.br
carolina.ferreira@ipajm.es.gov.br
(27) 3636-4189 / 98817-4825
Texto: Vitor Pinheiro
2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard