17/06/2016 17h56 - Atualizado em 17/06/2016 17h58

Quase 500 certidões disponíveis para retirada no IPAJM

Quase 500 certidões de Tempo de Contribuição (CTC) foram concluídas e estão disponíveis no Instituto de Previdência do Estado (IPAJM) para serem retiradas por ex-servidores estaduais que requereram o documento. Os interessados devem comparecer à Central de Atendimento (CAT), localizada no bairro Santa Lúcia, em Vitória, de segunda a sexta-feira, das 9h às 16h30. A lista nominal dos solicitantes pode ser conferida no link abaixo.

- Lista de CTC's prontas -

A CTC tem o objetivo de atestar o tempo contribuído ao Regime Próprio de Previdência Social do Estado, o ES-Previdência. “Essa certidão é muito importante para aqueles que trabalharam no serviço público, pois o tempo de contribuição que é atestado nesse documento pode ser utilizado em outros regimes de previdência, como o federal, os municipais ou o regime geral de previdência (INSS)”, explica a diretora Técnica do Instituto, Márcia Fiorotti.

A chefe da CAT, Rosa Santos, explica o motivo de haver considerável número de certidões aguardando na Central do Instituto. “Na ocasião do requerimento da Certidão de Tempo de Contribuição, a pessoa, muitas vezes, deixa registrado de forma incorreta e desatualizada os seus dados cadastrais, como telefone e endereço. Isso dificulta o contato do IPAJM o com o solicitante no momento em que a CTC fica pronta”.

E mais, “em caso de mudança cadastral, o requerente deve avisar imediatamente ao IPAJM pelo telefone 0800-2836640 para as devidas atualizações”, orienta Rosa.

Retirada CTC

Para pegar o documento na Central de Atendimento do IPAJM é necessário que a pessoa esteja munida de um documento de identificação com foto. No caso de um representante, além desse tipo de documento, ele também deve apresentar à atendente do setor procuração simples, com reconhecimento de firma.

A Central de Atendimento da autarquia funciona de segunda a sexta-feira, das 9h às 16h30, e funciona na Avenida Cesar Hilal, bairro Santa Lúcia, em Vitória, próximo à Secretaria de Estado de Educação (Sedu).

Requerimento

Saiba como requerer a Certidão de Tempo de Contribuição (CTC) acessando o site institucional do IPAJM www.ipajm.es.gov.br, no menu à esquerda da página, no item “Serviços”. Caso haja dúvida, basta ligar para o teleatendimento no número 0800-2836640.

IPAJM

O IPAJM é responsável pela administração do Regime Próprio de Previdência do Estado do Espírito Santo (ES-Previdência), como gestor único, após a implantação da Lei Complementar 282/2004, e tem como competências concessão e gestão dos benefícios previdenciários de aposentadorias, pensão por morte e auxílio reclusão, bem como arrecadação, investimentos e administração das contribuições previdenciárias dos órgãos e dos servidores do Estado.

Tópicos:
CTC