09/03/2018 17h13 - Atualizado em 09/03/2018 17h40

Representantes do TJ de Tocantins visitam IPAJM para troca de experiências

Com objetivo de conhecer de perto as ações realizadas por conta da parceria entre o Instituto de Previdência Estadual (IPAJM) e o Tribunal de Justiça do Espírito Santo (TJES) no Programa de Preparação para Aposentadoria (PPA), desse órgão, nesta sexta-feira (09), representantes do judiciário do estado de Tocantins (TJTO) tiveram um encontro com equipe técnica do IPAJM. A reunião aconteceu na sede da Autarquia.

Para a assistente social do TJTO, Silvaneide Maria Tavares, a visita foi importante para entender sobre o funcionamento e benefícios dos trabalhos relativos ao PPA, promovidos pelo Tribunal de Justiça com apoio do IPAJM. “A partir disso, a ideia é empreender algo parecido junto ao gestor do Regime Próprio de Tocantis”.

Ainda segundo ela, “os servidores que estão prestes a se aposentar sempre têm dúvidas sobre a inatividade, assunto que muitas vezes apenas o instituto de previdência consegue responder com propriedade e clareza. Portanto, uma parceria similar ao que é realizado aqui no Espírito Santo, com palestras e atendimento do instituto de previdência dentro do tribunal, seria muito bem-vinda ao programa de preparação de aposentadoria do Tribunal de Justiça de Tocantins”, explicou Silvaneide.

Do grupo do judiciário de Tocantins, marcaram presença na reunião os técnicos Rogério Lopes da Conceição e Josivan Alves Monteiro, e a assistente social Silvaneide Maria Tavares. A assistente social e representante da coordenação de Serviços Psicossociais e de Saúde do TJES, Sylvia Maria Maurício da Motta, também acompanhou as conversas. Já em relação ao IPAJM, participaram do momento a gerente de Benefícios, Liane Mara, a subgerente de Fixação e Revisão, Cleonice Guarnier, a subgerente de Cadastro e Tempo de Contribuição, Kelli Xavier, o membro da Comissão de Justificação Administrativa, Talmon Ebenezer, e a servidora Soraya Guimarães.

A gerente de benefícios do Instituto, Liane Mara, destaca que é fundamental a disponibilidade do conhecimento previdenciário do regime próprio aos servidores e recursos humanos dos órgãos, autarquias e poderes. ““Ficamos muito felizes com a visita do Tribunal de Justiça de Tocantins ao estado para conhecer o trabalho do IPAJM de atendimento presencial, titulado de balcão de atendimento, no programa de preparação de aposentadoria do Tribunal de Justiça. Entendemos que é uma parceria relevante, entre órgão gestor do regime de previdência e outros órgãos, por exemplo, para o compartilhamento de conhecimentos previdenciários, que é uma área bastante especializada. Quanto mais disseminadas são as informações sobre previdência, mais os servidores ficam preparados e seguros para a inatividade”.

É válido informar que nesta quinta-feira (08), os servidores do Tribunal de Justiça de Tocantins também se encontraram com funcionários do judiciário estadual, na Coordenadoria de Serviços Psicossociais e de Saúde (CSPS) do Órgão, para conversar sobre o referido programa de Preparação para a Aposentadoria. Clique aqui e confira mais! 


Programa do TJES 

O Programa de Preparação para Aposentadoria (PPA) do TJES tem como objetivo proporcionar uma preparação de magistrados e servidores, que estão próximos da aposentadoria, sobre os aspectos que envolvem esta etapa da vida, além de contribuir para a qualidade de vida dos participantes. O Instituto de Previdência (IPAJM) é parceiro desse programa, por meio de ministração de palestras e realização de balcão de orientações, com atendimento individualizado, referentes ao Regime Próprio de Previdência Estadual (ES-Previdência), que é gerido pelo Instituto.


IPAJM

O IPAJM é responsável pela administração do Regime Próprio de Previdência do Estado do Espírito Santo, como gestor único, após a implantação da Lei Complementar 282/2004, e tem como competências a concessão e gestão dos benefícios previdenciários de aposentadorias, pensão por morte e auxílio reclusão, bem como arrecadação, investimentos e administração das contribuições previdenciárias dos órgãos e servidores do Estado.

Saiba mais sobre a previdência estadual no www.ipajm.es.gov.br.

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard