16/09/2021 07h58 - Atualizado em 16/09/2021 11h14

Setembro Amarelo: “Viver melhor” é tema de palestra no IPAJM

Servidores e colaboradores do Instituto de Previdência do Estado (IPAJM) tiveram a oportunidade, na manhã desta quarta-feira (15), de conferir a palestra “Viver melhor”, que tratou de um assunto que ainda é tabu na sociedade: suicídio. Neste mês de setembro, acontece a campanha “Setembro Amarelo”, e para promover discussões e desmistificar questões a respeito dessa temática, a comissão Qualivida do Instituto promoveu esse momento de bate-papo e integração. 

As principais causas, fatores de risco, opções de tratamento e formas de prevenção, foram alguns dos tópicos abordados durante o encontro conduzido pelas psicólogas Cláudia Ferrari e Marina Miranda. 

Para a servidora Eliz Negreiros, falar sobre suicídio, e até mesmo ouvir, é bastante complicado. “É dolorido, mas é essencial que a gente converse mais, dialogue mais. Por mais que seja difícil, temos que romper barreiras para crescer, evoluir. Gostei bastante de ter feito parte de uma conversa como essa!”. 

“O tema é muito complexo, mas as palestrantes conseguiram tratar do assunto com leveza, e quem esteve presente pôde trocar ideias, falar um pouco de experiências e, dessa forma, a ocasião foi bem proveitosa!”, comentou a servidora Tatiana Gasparini Silva Stelzer. 

Vestido de camisa amarela e com o broche que é ícone do “Setembro Amarelo”, o presidente da Autarquia, José Elias Marçal, marcou presença no evento. Em sua fala, Marçal alertou para a importância da conscientização e prevenção do suicídio.

“A prevenção é possível. Atividades como essa palestra criam movimentos destinados a dar cada vez mais visibilidade na prevenção ao suicídio e a depressão, e, por mais simples que sejam, podem salvar vidas e ajudar aqueles que mais precisam”, destacou Marçal. 

A exposição “Viver melhor” foi realizada no auditório do IPAJM e contou com cerca de 60 pessoas entre servidores, terceirizados e estagiários. 

Programa Qualivida 

O Qualivida é um programa do Governo do Estado que visa a promover a saúde e a valorização dos servidores do Poder Executivo Estadual, com projetos e ações voltadas ao bem-estar dos servidores e às dimensões biológica, psicológica, social e organizacional, com o foco na qualidade de vida no trabalho. Saiba mais em https://qualivida.es.gov.br/

Informações à Imprensa:

Assessoria de Comunicação do IPAJM
Carolina Paixão

(27) 3636-4189/ 98817-4825

comunicacao@ipajm.es.gov.br

www.ipajm.es.gov.br

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard