05/08/2016 17h01 - Atualizado em 08/08/2016 11h02

Técnicos do IPAJM realizam palestra no Corpo de Bombeiros de Guarapari

Técnicos do Instituto de Previdência do Estado (IPAJM), gestor único do Regime Próprio de Previdência Estadual (ES-Previdência), estiveram presentes nesta sexta-feira (05), em Guarapari, na 1ª Companhia do 5º batalhão de Bombeiros Militar (5º BBM). O motivo da visita foi a realização de uma palestra sobre o tema “Pensão por Morte” para toda a tropa da Unidade. Cerca de 50 pessoas participaram do encontro que aconteceu no auditório do batalhão.

Durante a exposição, os servidores da autarquia explicaram sobre o benefício de pensão por morte. Outros assuntos como isenção de imposto de reA palestra foi realizada no auditório do batalhãoA palestra foi realizada no auditório do batalhão (Foto: ASC/IPAJM) nda, imunidade de contribuição previdenciária, união estável e averbação de tempo de contribuição foram abordados. O tema aposentadoria também não ficou de fora do bate-papo que durou, aproximadamente, uma hora e meia.

No encontro, o público também pôde interagir com os palestrantes fazendo diversos questionamentos, esclarecendo dúvidas referentes aos serviços oferecidos pelo IPAJM.

“É importante a presença da nossa previdência social aqui. Podemos saber mais sobre a legislação aplicada nos benefícios e, também, acerca de informações relativas aos direitos e deveres que temos”, enfatizou o soldado Lucas Nascimento Lima.

Carlos Eduardo Venturim também elogiou o evento. “A previdência tem alguns pontos que sempre geram dúvidas no dia a dia. É um assunto complexo. Essa palestra facilitou muito o entendimento do que ela faz”, disse o sargento.

Vale lembrar que esta já é a segunda vez, neste ano, que o IPAJM leva informações sobre benefícios previdenciários aos militares do Corpo de Bombeiros do Estado. No dia 11 de julho, os técnicos da autarquia marcaram presença na sede do Corpo de Bombeiros Militar do Estado, na Enseada do Suá, em Vitória, onde também foi realizada palestra.

“É importante esclarecer nossos segurados sobre questões relativas ao ES-Previdência, pois isso é algo que reflete na vida deles. Assim, o IPAJM está sempre disposto a sanar dúvidas que surgem sobre o assunto, atendendo demandas de órgãos e autarquias”, ressaltou a gerente de benefícios, Liane Mara.

A iniciativa contou com a participação da gerente de Benefícios do Instituto, Liane Mara da Silva, da subgerente de Fixação e Revisão, Cleonice GuGustavo Capucho, Liane Mara, Bruno Tadeu Rigo (Comandante 5º BBM), Cleonice GuarnierGustavo Capucho, Liane Mara, Bruno Tadeu Rigo (Comandante 5º BBM), Cleonice Guarnier (Foto: divulgação) arnier, e do Presidente da Comissão de Justificação Administrativa, Gustavo Capucho.

Pensão por Morte

Pensão é o valor pecuniário pago, mensalmente, aos dependentes de um ex-segurado do IPAJM que veio a óbito. A Lei Estadual Complementar nº 282/2004 é a legislação que discrimina quem é considerado dependente pelo ES-Previdência. Acesse o seguinte link e saiba mais: www.ipajm.es.gov.br/pensao-por-morte.

Outras informações sobre a previdência estadual podem ser conferidas no site do IPAJM, www.ipajm.es.gov.br, ou na cartilha do Instituto, disponível abaixo.

Cartilha IPAJM

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard