Servidores que fazem parte do quadro de pessoal da Polícia Civil (PC) do Estado e que estão próximos de se aposentar foram beneficiados nesta sexta-feira (23) com atendimento personalizado de técnicos do Instituto de Previdência do Estado (IPAJM), em um sistema de balcão de orientações, a equipe da autarquia marcou presença na 3º edição do Programa de Reflexão para Aposentadoria (PRA), da Divisão de Promoção Social (DPS) da PC.
Na ocasião, delegados, investigadores, agentes, entre outros profissionais da categoria tiveram a oportunidade de esclarecer dúvidas, de forma individualizada, sobre diversos temas referentes à previdência estadual. Regras e modalidades de aposentadoria, tais como, voluntária, especial e compulsória, benefício pensão, cálculo de proventos foram alguns temas levantados no decorrer dos atendimentos. Orientações relativas à legislações previdenciárias também não ficaram de fora.
"Achei excelente. Tirar todas as dúvidas dos servidores é muito importante. A facilidade e proximidade do atendimento pessoal ajuda bastante", disse Andrea Ney, assistente social da Polícia Civil há 22 anos, que elogiou a disponibilidade e explicações dos técnicos do Instituto.
O atendimento promovido pelo IPAJM contou com a participação da gerente de Benefícios, Liane Mara, da subgerente de Fixação e Revisão, Cleonice Guarnier, e dos servidores Talmon Ebenezer e Doris Neide.
“É sempre gratificante ajudar e participar de atividades como esta e poder levar informações previdenciárias aos servidores públicos. O Instituto vem sendo parceiro e marcando presença no PRA da Polícia Civil desde a primeira edição”, disse a subgerente de Fixação e Revisão, Cleonice Guarnier.
O atendimento ofertado pelo IPAJM, que aconteceu das 9 às 12h, foi realizado no Salão Rosa, no Centro de Ciências Jurídicas e Econômicas (CCJE), na Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), em Vitória.
Desenvolvido pela Divisão de Promoção Social (DPS) da Polícia Civil, o programa tem como objetivo contribuir para a melhoria da qualidade de vida dos policiais que estão se preparando para a aposentadoria. O PRA conta com orientação previdenciária, planejamento financeiro, além de reflexões sobre saúde e projeto de vida saudável na aposentadoria.
De acordo com a Divisão de Promoção Social (DPS), que é responsável por atuar no campo da atenção psicossocial dos profissionais da classe, para se candidatar ao programa tem prioridade o policial que preencher, pelo menos, um dos requisitos e na seguinte ordem: receber o abono permanência; ter tempo de contribuição para se aposentar, sendo 25 anos para as mulheres e 30 anos para os homens; faltar, no mínimo, cinco anos para se aposentar; ou ainda ter 60 anos de idade ou mais. Outras informações podem ser obtidas por meio dos telefones (27) 3137-9022 e 3137-9023.