Com o objetivo de aprimorar a qualificação dos servidores do Instituto de Previdência do Estado (IPAJM), ligados principalmente às áreas Financeira e Contábil da autarquia, cerca de 60 pessoas participaram do curso "Atuária para Não Atuários". O treinamento aconteceu na Escola de Serviço Público do Espírito Santo (Esesp), em Vitória.
“O conteúdo do curso foi desenvolvido para os servidores que atuam direta e indiretamente nos setores da área Financeira e que não são profissionais atuários”, explica o Diretor Administrativo e Financeiro, Rogério Mattos.
Ainda, segundo Rogério, “com esse treinamento, sob o enfoque de regimes próprios de previdência social, os servidores aprendem medidas que aumentam ainda mais a eficiência do Sistema de Previdência e, também, adquirem conhecimentos extras da área atuarial, como conceitos e regras em vigor”.
Ministraram o curso as atuárias Wilma Torres e Miki Massui, que são profissionais de uma empresa que presta consultoria atuarial. Durante as explanações, as palestrantes abordaram conceitos importantes aplicados nos planos de previdência de regimes próprios, noções de probabilidade e matemática financeira, bem como explicaram as atribuições dos atuários.
*Clique no link, no final desta matéria, e acesse o material utilizado pelas palestrantes durante o curso.
O que é atuária?
É a ciência das técnicas específicas de análise de riscos e expectativas, principalmente na administração de seguros e fundos de pensão. Esta ciência aplica conhecimentos específicos das matemáticas estatística e financeira. Mesmo parecendo uma ciência recente, as origens da atuária (nome pela qual também é conhecida) remontam às primeiras preocupações em se criarem garantias aos indivíduos de uma sociedade e em se estudar quantidades de nascimento e morte das pessoas.
IPAJM
O Instituto é uma autarquia com personalidade jurídica de direito público interno e autonomia administrativa, financeira e patrimonial, responsável como gestor único, pela administração do Regime Próprio de Previdência do Estado do Espírito Santo.
Após a Edição da LC 282/2004, o IPAJM passou ter a competência da concessão e gestão dos benefícios previdenciários de aposentadorias, pensão por morte e auxílio reclusão, bem como arrecadação, investimentos e administração das contribuições previdenciárias dos órgãos e servidores do Estado.