Aposentadoria voluntária, pensão por morte, inscrição de dependentes e perícia médica. Esses são alguns dos temas que estão inseridos na Cartilha do Instituto de Previdência e Assistência dos Servidores do Estado (IPAJM) intitulada “O que você precisa saber sobre Previdência do Estado”.
O material, ilustrado e de fácil leitura, tem como objetivo esclarecer ao servidor público estadual e aos aposentados e pensionistas do Instituto as principais dúvidas referentes ao Regime Próprio de Previdência.
“A idéia foi inserir, em um único documento, as diversas informações sobre a previdência, como os benefícios – aposentadoria, pensão e auxílio reclusão -, quem tem direito a eles e os serviços prestados pelo IPAJM”, explica o Gerente de Perícia Médica e Social, Milton Correa Santos
Além disso, de acordo com a assistente social do Instituto, Sônia Luiz Zortea, “pretendemos ampliar e, principalmente, facilitar o acesso às informações, acreditamos muito que o conhecimento sobre a previdência é de extrema importância para os servidores, pois assim eles terão mais força para exigir os seus direitos”.
A cartilha “O que você precisa saber sobre Previdência do Estado” está disponível no site do IPAJM: www.ipajm.es.gov.br, no site do Governo do Estado: www.es.gov.br e no portal do servidor: www.servidor.es.gov.br.
Pesquisa
Vale destacar que o IPAJM disponibilizou no site do órgão – www.ipajm.es.gov.br, no banner “Cartilha sobre previdência do Estado”, uma pesquisa de opinião sobre o material. “Essa é uma ferramenta que nos ajudará a constatar se realmente a Cartilha atingiu o objetivo de esclarecer as principais dúvidas sobre a previdência do Estado”, disse a subgerente Psicossocial do IPAJM, Fátima Sueli Ribeiro.
Ainda segundo a servidora do Instituto, Dorotéia Carlini Zorzal, “as respostas da pesquisa serão utilizadas exclusivamente com a finalidade de melhorar cada vez mais a qualidade das informações disponibilizadas aos usuários de nossos serviços, por isso é de extrema importância que todos os que tiveram acesso à Cartilha participem“, esclarece.