A demanda sobre informações que os possibilite comercializar com o Pnae e PAA veio dos próprios produtores e das cooperativas locais. Esses dois programas têm como finalidade trabalhar para a garantia da segurança alimentar de certas parcelas da população e fortalecer a agricultura familiar com a comercialização de seus produtos. Em Jerônimo Monteiro, os citricultores já comercializam suas frutas, principalmente laranja, que é uma das principais atividades agrícolas do município, ocupando cerca de 100 produtores, para escolas municipais por meio do Pnae.
A extensionista do Incaper de Jerônimo Monteiro, Mariana Abdala Prata Guimarães, explica que o objetivo agora é abastecer, também, as escolas estaduais. A reunião esclarecerá as dúvidas dos produtores sobre o Pnae e o PAA. “Pretendemos mobilizar os produtores a vender seus produtos para esses dois programas por meio de grupos formais, como se organizando em cooperativas. Discutiremos como eles podem se incluir nos programas e daremos orientação para que essa atividade seja benéfica”, explicou Mariana Abdala sobre o que será abordado no encontro com os citricultores.
Cerca de 50 produtores do município são esperados para a discussão que é uma realização do Incaper, da Cafsul e da Associação Rural de Jerônimo Monteiro (Arugem).
Informações à Imprensa:
www.es.gov.br