08/08/2011 21h00 - Atualizado em 04/05/2016 15h14

Compromisso socioambiental: IPAJM adere à coleta seletiva de lixo

E toda essa ação não ajudará apenas ao meio ambiente. João Antônio de Moraes, 76 anos, faz parte da Associação de Catadores de Materiais Recicláveis de Vitória (Ascamares), como presidente e um dos fundadores da associação, também será beneficiado. Ele sustenta sua família, que é composta por seis pessoas, por meio de seu trabalho. “Adoro o meu trabalho. Já tem 25 anos que atuo nesse ramo, sendo 12 só na Ascamares. Tenho muito orgulho do que faço e fico feliz em contribuir de alguma forma com a melhoria do nosso planeta”, disse.

E essa história se repete na vida de outros 25 catadores, companheiros de trabalho de “seu” João, que também conseguem gerar renda através dos materiais recicláveis que recebem.

Para o presidente-executivo do IPAJM, José Elias Marçal, “além do fundamento ecológico, a proposta é converter o lixo coletado em qualidade de vida, principalmente para os catadores. Eles que separam e vendem o material e suas famílias são favorecidas, elas sobrevivem dessa atividade“, disse.

Ainda, segundo José Elias Marçal, o sucesso do programa depende de todos. “Para que o programa dê certo é importante que cada um faça a sua parte, mudando hábitos e estabelecendo compromissos e responsabilidades individuais”, explica.

Na oportunidade, Marçal fez questão de parabenizar o trabalho realizado por uma comissão interna composta pelos servidores Fábia Lamêgo, Larissa da Cruz, Hyene Geisa Rodrigues e Almino Afonso. “A comissão trabalhou com garra, da melhor forma possível, e fez um belo trabalho de divulgação com a criação de cartilha e cartazes que foram disponibilizados em vários locais do Instituto”.

Lançamento

A solenidade de lançamento do Programa de Coleta Seletiva do IPAJM, realizada nesta segunda-feira (08), às 9 horas, contou com a presença da secretária de Meio Ambiente e subsecretário de Serviços Urbanos da Prefeitura Municipal de Vitória (PMV), Sueli Passoni Tonini e Paulo Renatio da Cunha Pereira, respectivamente; dos coordenadores do Programa de Coleta Seletiva Solidária do Governo do Espírito Santo, Sheila Fernandes e Anderson Ferrari; de um dos coordenadores da Pastoral Social da Igreja Católica de Jardim da Penha, João Gaspar - que ajudou na criação da Ascamares; do presidente da Ascamares, João Antônio de Moraes, bem como do presidente-executivo do Instituto, José Elias Marçal, dos diretores da autarquia, Antônio Fialho Junior (Administrativo), Alexandre Wernersbach (Técnico) e Gilberto Tulli (Investimentos) e de servidores de vários setores do IPAJM.

Destaca-se que, durante o evento, os representantes da Ascamares orientaram os presentes sobre a importância da coleta seletiva e explicaram sobre o funcionamento dessa associação.

Na ocasião, os servidores do Instituto e demais participantes da reunião também assistiram a uma apresentação, produzida por um dos coordenadores do Programa de Coleta Seletiva do Governo, que é servidor da Gerência de Educação Ambiental do Instituto Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Iema), Anderson Ferrari, que tratou de temas como a degradação do meio ambiente, responsabilidade social, trabalho dos cooperados, separação dos resíduos, entre outros assuntos.

Separação do lixo

Aqueles que circularem pelos ambientes do Instituto encontrarão diversos tipos de recipientes necessários para a separação correta dos resíduos gerados. Foram disponibilizados coletores diferenciados para o descarte de papel, para a separação de lixo seco (que pode ser reciclado e voltar a ser útil) e lixo úmido (que não tem processo de reaproveitamento) e, também, coletores adaptados para o descarte de copos descartáveis (água e café).

Lixo seco: É o material que pode ser reaproveitado e voltar a ser útil, entre eles, papel, clipes, percevejo, capa de processos, jornal, cabos de rede, garrafas plásticas (PET), embalagens de papelão e papel,

Lixo úmido: É o material que não pode ser reaproveitado e é destinado a aterros sanitários, entre eles, papel toalha, restos de comida, guardanapo usado, embalagem de biscoito, marmitex usado, chiclete, caneta marca texto, CD e DVDs.

Coletor de papel: O papel é considerado lixo seco, mas se ele não está amassado ou sujo, seu valor de mercado aumenta para o reciclador. Por isso, esse tipo de papel é coletado de maneira diferenciada, em recipiente próprio, que fica localizado ao lado das impressoras e copiadoras.

Coletor de copos descartáveis: Permite que o material descartado fique organizado – encaixados uns aos outros – e que não entre em contato com os demais detritos, facilitando o procedimento de coleta.

O recolhimento do lixo será realizado pelo serviço municipal de limpeza urbana e o material reutilizável será destinado a associações e cooperativas locais de catadores, entre elas, a Associação dos Catadores de Materiais Recicláveis de Vitória (Ascamare) e a Associação de Catadores da Ilha de Vitória (Amariv).

Projeto de Governo

O Programa de Coleta Seletiva Solidária do Governo Estadual, instituído pelo Decreto nº 2.087/2008, foi criado com o objetivo de aliar três relevantes tópicos: a preservação do meio ambiente, a gestão de resíduos em espaços urbanos e a inclusão social e garantia da cidadania.

O programa é coordenado por um comitê formado por representantes da Secretaria de Estado de Gestão e Recursos Humanos (Seger) e da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Seama), tendo como parceiros a Prefeitura Municipal de Cariacica e a de Vitória.

Serviço:

Outras informações sobre a Coleta Seletiva Solidária do Governo podem ser obtidas pelo site www.seger.es.gov.br.