13/06/2013 06h44 - Atualizado em 04/05/2016 15h18

Dia mundial do doador de sangue, participe desse gesto

Eu faço um convite para que a população capixaba inclua esse gesto de amor na sua rotina, pelo menos uma vez por ano, independente de conhecer o paciente para o qual está fazendo a doação, convocou. A data foi instituída em 2004 pela Organização Mundial de Saúde (OMS) para homenagear aqueles que em todo o mundo ajudam a salvar vidas por meio desse ato de solidariedade.

A Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) tem realizado campanhas de conscientização para ampliar o número de doadores voluntários. É que no Brasil, de forma geral, ainda prevalece a doação de reposição, que é vinculada a pacientes internados nos hospitais, mas é preciso incrementar a doação voluntária para reforçar os estoques.

As mulheres podem doar até três vezes por ano (com intervalo mínimo de 90 dias), já os homens, até quatro vezes (respeitando espaço de pelo menos 60 dias entre uma doação e outra). “Basta apenas um gesto solidário de cada capixaba uma vez por ano para que não haja falta de sangue num momento de necessidade”, afirma o médico, lembrando que o Hemoes atende a hospitais públicos e filantrópicos, num total de 51 serviços.

Responsabilidade

O Hemoes tem capacidade para atender até 180 doadores por dia, mas registra no máximo 80. Para o médico, isso deixa a equipe em uma situação de estresse permanente, pela responsabilidade de atender transfusões eletivas e as de urgência, em função, principalmente, dos acidentes de trânsito que geram vítimas de atropelamento, de colisões de motos e automóveis.

A situação no País não é diferente. No Estado e no País a média de doação não tem ultrapassado 2% da população ao ano, quando a média ideal necessária estabelece percentual de 3% de doações.

O diretor-geral do Hemoes está confiante de que a população vai aceitar o convite e comparecer ao serviço em Vitória, e nas unidades do interior para fazer a doação e, a partir daí, adotar o procedimento como rotina anual. A equipe do Hemoes será reforçada nesse dia, aguardando ansiosa o comparecimento da população, disse ele.

Critérios

Para ser um doador é necessário ter entre 18 e 67 anos, ou 16 e 17 anos de idade, desde que possua autorização do responsável legal e apresente documento original do mesmo. Não há peso mínimo: pessoas com menos de 50 quilos também podem doar após passarem por avaliação médica.

Caso o voluntário tenha almoçado, o procedimento deve ser feito após três horas. E se for um doador frequente, ele não pode deixar de obedecer ao intervalo para doação, que deve ser de dois meses para homens e de três meses para mulheres.

O interessado deve apresentar um documento original com foto, preencher um cadastro com informações básicas e responder a um questionário. Em seguida, passará por triagem para examinar os sinais vitais como pressão, pulso e temperatura.

Atualmente, o Estado conta com cinco unidades que compõem a hemorrede da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa): em Vitória, Serra, Colatina, Linhares e São Mateus (veja abaixo).

Onde doar sangue

- Centro de Hemoterapia e Hematologia do Espírito Santo (Hemoes)
Tel. 3636-7900/7920/7921- Avenida Marechal Campos, 1.468, Maruípe, Vitória. Funciona de segunda-feira a sábado, das 07 às 17h30.

- Unidade de Coleta a Distância da Serra
Tel. 3338-7880/3338-7373. Avenida Eudes Scherrer Souza, s/n (anexo ao Hospital Estadual Dório Silva). Funciona de segunda-feira a sexta-feira das 7 às 12h30.

- Hemocentro de Linhares
Tel. (27) 3171-4361/4363/4362 - Avenida João Felipe Calmon, 1.305, Centro (ao lado do Hospital Rio Doce). Funciona de segunda a sexta-feira, das 07 às 12h30.

- Hemocentro Regional de Colatina
Tel. (27) 3177-7930 - Rua Cassiano Castelo, s/n, Centro. Funciona de segunda a sexta-feira, das 07 às 12h30.

- Hemocentro Regional de São Mateus
Tel. (27) 3767-4135 - Rodovia Otovarino Duarte Santos, Km 02, Parque Washington. Funciona de segunda a sexta-feira, das 07 às 12h30.

Fonte:www.es.gov.br