Os destaques são os trabalhos feitos de material reciclável, como garrafas PET, madeira e tecidos.
A criação do espaço é uma iniciativa conjunta da Secretaria da Agricultura, Abastecimento, Aquicultura e Pesca (Seag), Agência de Desenvolvimento das Micro e Pequenas Empresas e do Empreendedorismo (Aderes), Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) e Federação de Artesanato do Espírito Santo (Feartes). "Otimizamos um espaço privilegiado para valorizar o artesanato e as atividades culturais existentes no Estado. Todas as associações com atuação no setor terão oportunidade de expor seus produtos, o que pode gerar crescimento e renda", destaca o secretário de Estado da Agricultura, Enio Bergoli.
As peças feitas a partir de produtos recicláveis dão um toque de beleza e modernidade ao ambiente, com muitas novidades ligadas à decoração. Quem coordena a exposição é a artesã Walma Rodrigues, da Associação Olhar ao Redor. Atualmente, 12 associações já expõem obras no espaço e outros 13 grupos já demonstram interesse em participar.
"O artesanato serve como terapia, pois além de estimular a criatividade nas obras ainda se torna fonte de renda para as famílias. Antigamente, não havia espaço para divulgar o artesanato e a parceria com a Seag vai proporcionar mais referência à atividade aqui no Espírito Santo. O local virou uma vitrine para as obras artesanais", ressaltou Walma.
Na exposição é possível encontrar peças confeccionadas por índios do município de Aracruz, como casacos, arco e flecha, além de outros produtos feitos de materiais reciclados. "Muitos turistas internacionais têm procurado nosso trabalho aqui no espaço e a panela de barro é nosso cartão postal. Os artesãos produzem peças fazendo referência a símbolos do Espírito Santo, como o colibri, o marlim azul e a panela de barro. Isso acaba valorizando nossa cultura e levando as referências do Estado para vários lugares do mundo, como Alemanha, Japão, Espanha, Estados Unidos, dentre outros", completa a artesã.
Espaço Agricultura em Movimento.
Informações à Imprensa:
Os textos publicados são produzidos pelas Assessorias da Rede de Comunicação do Governo do Estado do Espírito Santo