13/04/2012 14h16 - Atualizado em 04/05/2016 15h14

Espírito Santo é pioneiro em gerenciamento da Previdência dos servidores públicos

O Espírito Santo será o primeiro Estado do País a realizar um levantamento completo e digitalizado reunindo dados dos seus 88 mil servidores públicos – entre ativos, aposentados e pensionistas do Instituto de Previdência dos Servidores do Estado do Espírito Santo (IPAJM). A atualização de dados, importante para o sistema previdenciário, será realizada com custo zero.

A iniciativa será possível a partir de uma parceria entre os Governos Estadual e Federal. Na manhã desta sexta-feira (13), representantes do Ministério da Previdência Social e o vice-governador Givaldo Vieira assinaram o Plano de Trabalho para atualização do SIPREV/Gestão RPPS para dar início ao cadastro.

Estiveram no evento o presidente executivo do IPAJM, José Elias do Nascimento Marçal, representantes do Ministério da Previdência Social, o secretário interino de Gestão de Recursos Humanos do Estado do Espírito Santo (Seger), José Eduardo Pereira, o diretor-geral da Agência de Serviços Públicos de Energia do Estado do Espírito Santo, Luiz Fernando Schettino, o Secretário de Política da Previdência Social, Leonardo José Rolim Guimarães,a Subsecretaria de Gestão e Recursos Humanos - Sandra Bellon, o Diretor de Investimentos do IPAJM - Gilberto Tulli,o Diretor Administrativo e Financeiro do IPAJM, Antonio Brito,o Diretor Técnico do IPAJM, Alexandre Wernersbach,o Presidente da ACIP - Associação Capixaba dos Institutos de Previdencia - José Augusto e o Diretor do Departamento dos Regimes Próprios de Previdência Social, Otoni Gonçalves Guimarães

O vice-governador afirmou que o cadastramento dos servidores do Estado demonstra a transparência da gestão do Governo Estadual. “Há 10 anos, o Governo está em processo de reorganização e nas diversas faces que elegemos como prioritárias para o Estado, a gestão de pessoas está à frente. Dentro deste universo, a política previdenciária faz parte desta ação e é um grande desafio. É preciso organizar recursos e a Previdência exige planejamento em longo prazo, portanto parcerias como esta que selamos hoje são inovadoras”, disse.

O presidente do IPAJM, José Elias do Nascimento Marçal, enfatizou a vantagem econômica do projeto. “O Governo do Estado não irá gastar nenhum valor. Este projeto terá um custo zero, o que consideramos uma enorme economia financeira para o nosso Estado”, destacou.

Alexandre Wernersbach, Diretor Técnico do Instituto destaca. "No primeiro momento teremos um recadastramento e este avanço é positivo. Com o censo previdenciário, vamos montar um perfil dos servidores ativos, aposentados, pensionistas e dependentes", afirmou.

As informações vão permitir consolidar e manter o histórico dos aposentados, como esclarece Nancy Abadia de Andrade Ramos, coordenadora do banco de dados. “Este projeto é o ponto de honra dos servidores públicos com o Ministério da Previdência”, elogiou.

O IPAJM atuará em parceria com o Governo Federal, o SIAPE - União Executivo, SIPREV (Banco de dados), o CNIS/RPPS (Cadastro Nacional de Informações Sociais de Regimes Próprios de Previdência Social) e o Banco do Brasil.

Assessoria de Comunicação da Vice-Governadoria
Gabriela Galvão