14/02/2013 08h04 - Atualizado em 04/05/2016 15h18

Farmácias Cidadãs Estaduais: conceito moderno de atendimento ao público

O setor de Assistência Farmacêutica do Estado é considerado referência nacional, hoje com 98% de índice de abastecimento de remédios. Os serviços estão cada vez mais descentralizados, facilitando o acesso à população. Nos últimos 10 anos, houve um aumento de 500% no volume de atendimento, que saltou de 69 mil registrados em 2002 para 413.631, em 2012.

Atualmente os atendimentos são realizados em Vila Velha, Cariacica, Cachoeiro de Itapemirim, Colatina, Linhares, São Mateus, Nova Venécia, Venda Nova do Imigrante e Serra, última unidade a ser inaugurada (em maio de 2012). Por ano, a Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) gasta mais de R$ 100 milhões para fornecer medicamentos especializados – diferentes daqueles fornecidos pelos municípios que são para atenção básica.

Com um índice de 500% de aumento no volume de atendimento nos últimos 10 anos, o setor de Assistência Farmacêutica do Estado mostra por que é referência nacional. Em 2002, as farmácias estaduais registravam uma média anual de 69 mil atendimentos em suas unidades, hoje, a média é de 413.631.

Medicamentos:

Há uma lista de 151 produtos do componente especializado definida pelo Ministério da Saúde que são de fornecimento obrigatório. No Espírito Santo, outros 45 são custeados exclusivamente pelo Estado para garantir a assistência aos capixabas, totalizando 196 itens. Todos são distribuídos pelas farmácias estaduais, inseridas em um moderno conceito de atendimento público.

Fique por dentro:

Caso necessite de algum medicamento do Componente Especializado (anteriormente denominados “alto custo”), o cidadão deve recorrer à Farmácia Cidadã Estadual de referência do seu local de residência, para abrir o processo, desde que sejam atendidos os critérios definidos nos protocolos estaduais e do Ministério da Saúde. Já para ter acesso a medicamentos básicos, fornecidos pelos municípios, a pessoa deve procurar a Unidade Básica de Saúde mais próxima à sua residência.

Mais informações sobre como obter medicamentos pelo SUS estão disponíveis no site da Sesa(www.saude.es.gov.br), no ícone Farmácia Cidadã.

Informações à Imprensa:
Fonte: www.es.gov.br
2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard