13/05/2009 21h00 - Atualizado em 04/05/2016 15h12

Governo nomeia 22 concursados para o IPAJM

O governador Paulo Hartung autorizou o preenchimento de mais 22 vagas no quadro de pessoal do Instituto de Previdência e Assistência dos Servidores do Estado (IPAJM), sendo 20 para o cargo de Técnico Superior e duas para o cargo de Advogado. As nomeações foram publicadas nesta quinta-feira (14) no Diário Oficial do Estado. Os servidores foram aprovados no último concurso público do órgão, realizado em 2006.

Os nomeados terão até 30 dias para tomar posse, a partir desta quinta (14). Eles deverão comparecer à Subgerência de Recursos Humanos do Instituto, das 9 às 18 horas, para receber orientações e a relação dos documentos necessários para assinatura do termo de posse.

“Ao assumir o cargo, o servidor passará por um processo de treinamento para se familiarizar com as ferramentas de trabalho do Instituto e aprofundar o seu conhecimento sobre as regras gerais da Previdência dos Servidores Públicos do Estado”, explicou o presidente executivo do IPAJM, Osvaldo Hulle.

Segundo o presidente do IPAJM, os novatos serão alocados em setores fins da autarquia, como a Gerência de Benefícios e Assistência. “O objetivo é, com a inserção desses novos profissionais nessas áreas, agilizar ainda mais a conclusão dos processos que tramitam diariamente no Instituto”, disse.

Concurso/2009

O governador também autorizou a realização de novo Concurso Público no IPAJM. O anúncio foi feito durante reunião no Palácio Anchieta, nesta última quarta-feira (13). A previsão é que o edital seja publicado no próximo semestre.

As vagas são destinadas ao cargo de médico perito e, também, à formação de cadastro de reserva para outros cargos, dentre eles contador, advogado e técnico superior.

Segundo Hulle, o objetivo é dotar a instituição com os recursos humanos indispensáveis ao desenvolvimento das atividades do órgão. “Com a ampliação do quadro de médicos peritos, o serviço da Perícia Médica, prestado pelo Instituto, será aprimorado, uma vez que o atendimento aos segurados será agilizado e, também, será possível realizar um número maior de inspeções médicas por dia”.

Histórico

O IPAJM, com a Reforma implementada pela Emenda Constitucional nº 41, de 19/12/2003 e posterior publicação da Lei Complementar Estadual nº 282, de 22 de abril de 2004, passou a ser o gestor único do Regime Próprio de Previdência do Estado. Por isso, ampliou suas atividades e responsabilidades com a absorção da gestão previdenciária dos servidores e beneficiários dos Poderes Executivo, Legislativo e Judiciário.

Com esse novo foco, a instituição teve que rever sua estrutura, principalmente o seu quadro de pessoal efetivo. Isso só foi possível a partir da publicação da Lei Complementar nº. 351/2005, que aprovou a nova estrutura e, deste modo, criou-se os novos cargos efetivos, possibilitando a realização de concurso público.