15/02/2013 07h56 - Atualizado em 04/05/2016 15h18

Hemoes: unidade móvel ajuda a aumentar estoques do banco de sangue

As coletas externas contribuem para aumentar os estoques do banco de sangue do Hemoes – responsável por abastecer 51 serviços, entre hospitais e agências transfusionais de todo o Estado – e facilita a captação de voluntários, já que está disponível para ir a qualquer município, principalmente em locais onde não há postos de coleta.

O ônibus é adaptado para coleta de sangue. Dentro há dois consultórios para triagem clínica, quatro cadeiras para coleta de sangue, uma sala para fornecimentos de lanche aos doadores antes e depois da coleta, refrigerador para acondicionar o sangue coletado, balança de peso corporal, aparelho de hemoglobina para dosar se tem anemia ou não. O ambiente é climatizado, tem televisão e som ambiente.

A equipe envolve 14 pessoas: um médico (clínico), um enfermeiro, um auxiliar administrativo (cadastro), três técnicas de enfermagem, uma técnica em laboratório e uma auxiliar de laboratório, dois motoristas (um para o ônibus e outro para a van que leva a equipe até o local da visita).

O projeto funciona há pelo menos 10 anos. O ônibus utilizado nessas coletas externas foi doado em 2002 pela antiga CST (atualmente ArcelorMittal Tubarão) e Viação Satélite. Todo ano passa por revisão preventiva e manutenções periódicas.

Agendamento:

Essas campanhas são realizadas durante todo o ano e podem ser agendadas por instituições de ensino e bancárias, empresas, igrejas e entidades que queiram participar. O telefone de contato para informações é (27) 3636-7900. Já as marcações de visita devem ser solicitadas por meio do endereço eletrônico: hemoes.coletaexterna@saude.es.gov.br.

Para este mês foram programadas quatro ações: no Bairro Ataíde, em Vila Velha (dia 05), na Samarco, em Anchieta (06 e 07), Afonso Claudio (19) e Castelo (26). Para o próximo mês de março, 10 campanhas já estão agendadas para a equipe do ônibus do Hemoes. O veículo tem capacidade para atender 100 pessoas por dia.

Parceiros:

Há parceiros fixos que recebem visitas agendadas até três vezes por ano. São eles: Detran-ES, Ministério Público Estadual, Samarco, ArcelorMittal, Rotary Club de Castelo, Venda Nova, Afonso Cláudio e Igreja Adventista. Prefeituras Municipais (Viana, Vila Velha, Santa Teresa) e Unimed de Aracruz. As comunidades também podem solicitar a visita do ônibus do Hemoes.

Critérios:

É muito fácil ser um doador voluntário de sangue. Para isso, é preciso ter entre 18 e 65 anos, pesar mais de 50 quilos e ter boa saúde, estar bem alimentado e apresentar um documento de identidade com foto.

Caso o doador tenha almoçado, o procedimento deve ser feito após três horas, e se for um voluntário habitual, ele não pode deixar de obedecer ao intervalo para doação, que deve ser de dois em dois meses para homens e de três em três meses para mulheres.

Medula:

Para a realização do cadastro de medula óssea, basta preencher uma ficha com dados pessoais e autorizar a coleta de até 10 ml de sangue. Qualquer pessoa que esteja bem de saúde e tenha entre 18 e 55 anos pode participar.

A medula óssea é um tecido líquido que fica na parte interna dos ossos, responsável pela produção de células sanguíneas. Quem sofre de doenças como leucemia pode precisar do transplante do tecido.

As visitas externas são realizadas durante todo o ano e podem ser agendadas por entidades que queiram participar das campanhas de doação de sangue e de cadastramento de medula. Basta marcar uma visita da Unidade Móvel pelos telefones (27) 3137-2458 ou 3137-2462.

Fonte: www.es.gov.br