Os cerca de 30 mil aposentados e pensionistas do Instituto de Previdência e Assistência do Estado (IPAJM) devem ficar atentos às diversas ações de golpistas, principalmente envolvendo alterações cadastrais e assinaturas em falsos documentos. Neste ano, alguns golpes já foram identificados por beneficiários e denunciados ao Instituto.
Em uma das ações, segundo relatos das vítimas, os falsários costumam se apresentar em suas residências ou por contato telefônico como funcionários de seguradoras e financeiras e oferecem grandes vantagens para o segurado. De acordo com o Ouvidor do Instituto, Rodrigo Luiz Rigoni, alguns chegam a ligar para casa do aposentado ou pensionista com todas as informações da pessoa em mãos. “Eles oferecem empréstimos tentadores, seguros facilitados e demonstram que conhecem até o valor do benefício”, comentou.
O presidente-executivo do IPAJM, Rômulo Augusto Penina, destaca que “o Instituto não credenciou servidores ou funcionários a comparecerem aos domicílios dos beneficiários para realizar visitas inesperadas, efetuar ligações para solicitar dados pessoais ou qualquer outro objetivo”.
Além disso, ele alerta “que os segurados e pensionistas desliguem o telefone ao serem contactados por instituições financeiras, caso não tenham interesse em adquirir empréstimo consignado”.
Outros casos
Outros casos foram identificados pelo Instituto de Previdência do Estado e avisados aos beneficiários. O mais recente é relacionado a uma aposentada que só não teve o seu benefício transferido para outra conta corrente devido aos procedimentos corretos utilizados pelo órgão.
Uma suposta beneficiária solicitou ao IPAJM, por e-mail, a transferência de sua conta corrente para outro banco com o argumento que havia mudado de cidade e perdido os documentos. Esse procedimento não foi realizado, pois ele só pode ser efetuado quando o próprio beneficiário comparece ao Instituto e faz a referida solicitação.
Por coincidência, no mesmo dia, a verdadeira aposentada compareceu à autarquia para pegar a declaração de rendimentos de 2007. Ela informou aos servidores de que não havia mudança em seu endereço, nem de sua conta corrente. Nesse momento, foi possível identificar o golpe.
Denúncias
Ações semelhantes ocorreram em dezembro de 2007. A Ouvidoria do Instituto recebeu denúncia de que uma professora aposentada foi contactada, via telefone, por um indivíduo que se identificou como funcionário de um banco credenciado pelo IPAJM, e que ele tinha os dados existentes no contracheque da referida beneficiária.
Segundo o ouvidor do IPAJM, Rodrigo Luiz Rigoni “o falsário, munido de informações pessoais da ex-servidora, propôs um empréstimo facilitado e informou até mesmo o valor que ela poderia se comprometer a pagar mensalmente”, disse.
Ainda, de acordo com Rigoni, “após o recebimento dessa denúncia, o IPAJM imediatamente instituiu uma comissão de sindicância para apurar os fatos, principalmente sobre como essa pessoa conseguiu obter informações referentes à professora”, afirmou.
Orientações
Caso ocorram essas situações é importante comunicar o fato a Ouvidoria do IPAJM, que está localizada na própria sede do órgão. O atendimento ao público é feito por telefone, pelos números (27) 3322-1342 ou 0800-2836640 das 9 horas às 17h30, e pessoalmente, das 12 horas às 17h30.
Outras opções são encaminhar a denúncia por e-mail - ouvidoria@ipajm.es.gov.br ou pelos Correios para: Ouvidoria do Instituto de Previdência e Assistência do Estado (IPAJM)Avenida Vitória, 2365 - Consolação – CEP 29053-360, Vitória – ES.
Vale destacar que o interessado em entrar em contato com alguma instituição credenciada pelo Instituto basta acessar o site www.ipajm.es.gov.br, no link “Consignações” e conferir a lista de telefones e endereços das consignatárias.