O Núcleo de Tecnologia e Informação do Instituto de Previdência e Assistência do Estado (IPAJM) trabalha no aperfeiçoamento da política de segurança da informação no órgão, em consonância com as diretrizes emitidas pelo Instituto de Tecnologia da Informação e Comunicação (ITI/Prodest), órgão vinculado á Secretaria de Gestão e Recursos Humanos, responsável pela prestação de serviços ao Estado na área de tecnologia da informação.
O trabalho visa impedir invasões não autorizadas, proteger as informações vitais para a instituição e preservar o bom funcionamento de toda a rede.
Orientações quanto ao uso correto da Internet e de e-mail, bloqueio ao uso de programas de bate-papo e ao trânsito de determinados tipos de arquivos, níveis diferenciados de acesso à rede mundial de computadores e sistemas são algumas das medidas adotadas.
“A Internet tornou-se um instrumento de trabalho indispensável para as organizações e uma selva virtual, onde se deve navegar com muito cuidado e com o respaldo de medidas de segurança ágeis e eficientes, pois os riscos vão desde um simples vírus até o roubo de dados pessoais e financeiros para utilização ilegal”, explica o gerente do Núcleo de Tecnologia e Informação, Mário Alcofra.
A preocupação com a segurança da informação envolve, ainda, os problemas causados pelas “pragas virtuais” e ataques por “códigos maliciosos” que podem furtar informação confidencial, causar lentidão no sistema e comprometer o funcionamento dos computadores. “Para diminuir estes problemas buscamos também conscientizar os servidores sobre arquivos ou e-mails desconhecidos que, se abertos, podem provocar danos irreparáveis no sistema e nas máquinas”, afirma Mário Marques.
O presidente-executivo do IPAJM, Rômulo Augusto Penina, apóia integralmente a política de segurança adotada e afirma que todas estas ações fazem parte de um processo único que é a busca pela qualidade no atendimento. “Com o sistema em pleno funcionamento os servidores podem realizar o trabalho com maior eficiência e prestar um serviço mais rápido e seguro aos beneficiários”, ressalta Rômulo Penina.
Novos Equipamentos
Vale destacar que neste ano o Instituto adquiriu 85 novos microcomputadores, o que possibilitou a homogeneização dos equipamentos e o aumento da velocidade no processamento das tarefas. “Como todas as máquinas agora utilizam a mesma plataforma-cliente, ficou mais fácil controlar e padronizar a nossa rede”, explica o gerente.
Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação do IPAJM
Tel.: 3381 6652
Texto: Paola Bernardi