Dia de comemoração no Instituto de Previdência e Assistência dos Servidores do Estado do Espírito Santo(IPAJM). A equipe de servidores da Perícia Médica organizou surpresas para seus colegas homenageados nesta quinta-feira (18), data em que se comemora o Dia do Médico.
Oito médicos são responsáveis por realizar a inspeção médica dos servidores do Estado. A Perícia Médica atende cerca de 60 pessoas diariamente.
Homenagens
Mural dedicado a eles, com fotos e textos, cartazes espalhados pelo Instituto e um caprichado café da manhã, fizeram parte deste dia tão especial.
Maria Gorete Mattos, funcionária da Perícia há cerca de quatro anos, destaca a importância do trabalho dos médicos peritos.“Não poderíamos deixar de comemorar e homenageá-los com muita alegria, até porque esses profissionais trabalham incansavelmente, todos os dias, para atender às pessoas da melhor forma e com muita dedicação”, comenta.
Além disso, para o gerente de Perícia Médica e Social, Milton Correa Santos, “o papel dos médicos da perícia é importante, pois são eles que realizam a inspeção médica de inúmeros servidores do Estado e analisam a necessidade real de afastamentos, de forma ética, daqueles incapacitados para o trabalho”, explica.
Vale destacar que foram distribuídas mensagens para cada médico, confeccionada pelo Presidente-Executivo do IPAJM, Rômulo Augusto Penina. “As comemorações são relevantes para homenagear esses profissionais, que são pessoas responsáveis por um trabalho humano e sensível”, disse Penina.
Histórico
Neste ano, o Instituto de Previdência também comemora três anos que a Perícia Médica foi transferida da Secretaria de Administração do Estado para o IPAJM.
Isso só foi possível a partir da vigência da Lei Complementar nº. 282, publicada em 26 de abril de 2004, que atribuiu ao Instituto a qualidade de gestor único do Regime Próprio de Previdência do Estado.
Atendimento
Os servidores estaduais que precisarem utilizar os serviços de perícia médica devem fazer agendamento prévio pelos telefones 3334-4899 ou 148.
As perícias realizadas são para constatar ou não a capacidade, incapacidade - temporária ou definitiva - para o trabalho, existência ou não de doença grave, caracterização ou não de acidente em serviço/doença profissional, invalidez definitiva, entre outros tipos.
”A equipe trabalha com o agendamento para ter um melhor controle do fluxo de servidores e é importante lembrar que o atendimento é realizado por ordem de chegada”, comentou a subgerente de Perícia Médica, Marisilvia Cirilo.