O Instituto de Previdência e Assistência dos Servidores do Estado (IPAJM) realiza mutirões para analisar cerca de quatro mil processos referentes à aposentadoria, pensão, declaração de tempo de contribuição, averbação, certidão de tempo de serviço, entre outros.
“Essa ação tem o objetivo de normalizar a demanda processual pendente no órgão”, comentou a gerente de Benefícios e Assistência do Instituto em exercício, Gilcéia Magnago de Hollanda Cavalcante.
Nos mutirões já realizados foram analisados cerca de 400 processos. Para tanto, contou com a presença de servidores da subgerência de Cadastro e Tempo de Contribuição e da subgerência de Fixação e Revisão, que compõem a gerência de Benefícios e Assistência do IPAJM.
Vale destacar que essa ação prosseguirá até que todos os processos pendentes sejam finalizados. “Começamos com os mutirões no início deste ano e pretendemos até março concluir todos os processos antigos que aguardam análise”, comenta Gilcéia.
De acordo com o subgerente de Fixação e Revisão, Humberto César Intra, a maioria dos processos analisados pela sua área já foi encaminhado ao Tribunal de Contas para obter registro dos atos de aposentadoria e pensão. “Depois de ser registrado no Tribunal o processo retorna ao Instituto para posterior publicação, do ato, no Diário Oficial do Estado”, explica o subgerente.
Já a subgerente de Cadastro e Tempo de Serviço em exercício, Kelli Christina Xavier, disse que dos cerca de 200 processos analisados pelo setor, aproximadamente 136 já foram concluídos. “Os processos que ainda se encontram pendentes estão aguardando documentação dos segurados, sendo importante que os mesmos encaminhem ao IPAJM, o quanto antes, os documentos necessários”, ressalta Kelli.
Segundo o Presidente Executivo do Instituto, Rômulo Augusto Penina, passou a ser uma rotina a realização destas ações de mutirão no órgão, visando sempre a melhoria da Instituição pela importância que representa para os seus segurados.
As atividades acontecem na sede do IPAJM, situada na Avenida Vitória, 2365, Bairro Consolação, em Vitória.
Setor jurídico
No período de 8 de novembro a 9 de dezembro de 2006, a gerência Jurídica Previdenciária do Instituto realizou um mutirão com a meta de concluir 133 processos. Essa ação contou com o apoio de nove funcionários, entre servidores e contratados.
“Conseguimos ultrapassar a meta planejada e obtivemos um ótimo resultado, sendo 137 processos analisados, tendo em vista os pedidos de reconsideração em processos já analisados, para os quais foram emitidos novos pareceres”, comentou a gerente jurídica do IPAJM, Rosângela Maia.
Perícia Médica
O setor de Perícia Médica não ficou de fora do mutirão. No dia 9 de dezembro de 2006, funcionários se reuniram com a finalidade de organizar cerca de 1.000 prontuários médicos periciais. O material foi separado em caixas, por ordem alfabética e numerado.
“Depois que conseguimos organizar melhor todo o nosso arquivo, facilitou o trabalho diário da equipe da perícia, no que diz respeito à agilidade, já que ficou mais fácil localizar os prontuários”, explicou a subgerente de Assistência Social e Perícia Médica, Marisilvia Cirilo.