16/10/2015 14h56 - Atualizado em 04/05/2016 15h21

IPAJM recebe visita técnica de representantes do governo de Goiás

Concessão do benefício de aposentadoria, fixação de proventos e análise de Declarações de Tempo de Contribuição (DTC). Esses e outros assuntos foram discutidos nesta quinta (15) e sexta-feira (16) durante visita técnica de integrantes do Governo de Goiás ao Instituto de Previdência dos Servidores do Espírito Santo (IPAJM), gestor único do Regime Próprio de Previdência Estadual (ES-Previdência).

A assessora técnica da Goiás Previdência (GoiasPrev), Milena Guilherme Dias Barcelos, a gestora Jurídica da Controladoria-Geral (CGE), Renata Guimarães e a secretária executiva do Conselho de Desburocratização, Lara Borges Ferreira, ambas, passaram dois dias nas instalações da autarquia para acompanhar o funcionamento do ES-Previdência.

Elas tiveram a oportunidade de conferir a forma como é feita a tramitação processual, por meio de sistemas informatizados integrados, como o Sistema de Gestão de Regime Próprio de Previdência Social (SISPREV), o passo a passo da análise de processos de benefícios, e seus fluxos, entre outros procedimentos que são efetuados pelo instituto.

Na ocasião, também trocaram ideias e tiraram dúvidas com equipe técnica da autarquia, tanto da diretoria quanto da área gerencial, entre eles, a diretora técnica, Márcia Fiorotti, o diretor de Investimentos, Gilberto Tulli, a gerente de Benefícios, Liane Mara, e as subgerentes de Cadastro e Tempo de Benefício e de Fixação e Revisão, Kelli Xavier e Cleonice Guarnier, respectivamente.

"A visita proporcionou enriquecer os conhecimentos previdenciários no tocante à concessão do benefício de aposentadoria em virtude de haver a centralização na unidade gestora no IPAJM", disse a representante do GOIASPREV.

Ainda segundo ela “o processo utilizado pelo ES-Previdência deve servir de modelo a outros regimes próprios de previdência por possuir eficiência e celeridade na concessão dos benefícios. Agradeço à diretoria e servidores do instituto pela oportunidade”, disse Milena.

A gestora Jurídica da CGE, Renata, também gostou do encontro. "A visita foi muito produtiva. Nós ficamos impressionadas com a forma de gestão do Instituto. Certamente saímos daqui com excelentes práticas para eventual aplicação no modelo do Estado de Goiás", enfatizou.

“É gratificante perceber que as atividades desenvolvidas pela autarquia servem de exemplo e inspiração. É a prova de que estamos caminhando bem para a excelência nos serviços prestados pela previdência estadual, mesmo com um desafio grande pela frente”, disse o presidente-executivo do IPAJM, Bruno Margotto Marianelli.

IPAJM

O IPAJM é responsável pela administração do Regime Próprio de Previdência do Estado do Espírito Santo (ES-Previdência), como gestor único, após a implantação da Lei Complementar 282/2004, e tem como competências a concessão e gestão dos benefícios previdenciários de aposentadorias, pensão por morte e auxílio reclusão, bem como arrecadação, investimentos e administração das contribuições previdenciárias dos órgãos e servidores do Estado.