21/10/2015 06h47 - Atualizado em 04/05/2016 15h21

Legislação Previdenciária e finanças pessoais são temas de palestras

Conhecer as modalidades de aposentadoria, entender as novidades sobre o tema e se planejar financeiramente para esta etapa da vida. Estes foram alguns dos conhecimentos passados aos mais de 60 servidores públicos estaduais que participaram do primeiro dia de palestras do Programa de Preparação para Aposentadoria - Geração Ativa, no auditório da escola de Serviço Público do Espírito Santo (Esesp).

O encontro, que marca o início do novo ciclo do programa, contou com a presença da secretária de Estado de Gestão e Recursos Humanos (Seger), Dayse Lemos; da diretora presidente da Escola de Governo, Dângela Bertoldi Volkers; da diretora técnica do Instituto de Previdência dos Servidores do Estado (IPAJM), Márcia Fioroti; além de representantes do Núcleo de Recursos Humanos e Saúde Ocupacional (Nureso).

Para a abertura, a diretora presidente da Esesp, Dângela Bertoldi Volkers, deu as boas vindas aos presentes e agradeceu pela participação. “Nós ficamos felizes por vocês terem optado por estarem aqui e esperamos que tenham um resultado positivo dessas palestras. Preparamos estes encontros porque sabemos o quão importante é esse momento na vida de cada pessoa”, declarou.

A secretária da Seger, Dayse Lemos, completou o discurso lembrando que ter informações e planejar é fundamental para quem deseja ter uma aposentadoria tranquila. “Na nossa vida, temos que nos programar para o futuro, para todas as etapas que vamos percorrer. E entre elas está o desenvolvimento da nossa carreira e também o tempo em que deixamos de trabalhar”, disse.

Aposentadoria

O segundo ciclo do Geração Ativa começou com a apresentação das diferenças entre as modalidades de aposentadoria aos servidores.

Inicialmente o comando ficou sob a responsabilidade do advogado Antônio Carlos Carvalho Pacheco, que falou sobre o Regime Geral de Previdência Social. Na oportunidade, os participantes puderam entender quais os tipos de benefícios existentes, ouviram sobre a possibilidade de complementação da renda e sobre as novas regras.

Na sequência, a gerente de Benefícios do IPAJM, Liane Mara Santana da Silva, levou para debate o Regime Próprio. Foram abordados os requisitos básicos para este modelo de aposentadoria, abono permanência, cálculo de proventos, as principais mudanças ocorridas a partir da Emenda Constitucional nº 20/98, entre outros. O público ainda pode aproveitar para tirar dúvidas.

“Eu vim aqui justamente para eu me conscientizar que daqui a pouco eu tenho que sair do serviço público, seguir minha vida. Esse acaba sendo um momento de dúvidas e as informações passadas são importantes, porque a gente acaba vendo as outras experiências e muita coisa nova”, disse a técnica superior do Departamento Estadual de Trânsito (Detran), Fátima Negrelli.

Na ocasião, para facilitar ainda mais o entendimento dos servidores sobre as temáticas discutidas na palestra, eles receberam a “Cartilha sobre direitos previdenciários dos servidores públicos do Estado do Espírito Santo”, do IPAJM. O material também pode ser acessado no site da autarquia, por meio do endereço www.ipajm.es.gov.br.

Planejamento financeiro

No período da tarde a palestra foi sobre as possibilidades de planejamento financeiro pessoal, demonstrando que é possível se programar seguindo quatro passos: diagnosticar, sonhar, orçar e poupar. O comando deste bate-papo ficou por conta do coach e consultor financeiro Paulo Costa, que apresentou algumas maneiras simples de economizar e realizar os sonhos.

Entre as dicas dadas, o palestrante sugeriu aos servidores a realização de reuniões com os demais membros da família para traçar metas e ver possibilidades conjuntas de redução de gastos. Outra possibilidade apresentada por ele foi economizar, diariamente, R$ 3 do orçamento, que muitas vezes são gastos com coisas supérfluas.

A servidora Liege Cardoso Codeço e o seu marido, Moisés Codeço de Souza atuam na área de Educação em Alegre, no Sul do Estado, e vieram juntos participar da atividade. Junto com a filha, o casal decidiu incorporar no dia a dia o desafio de poupar essa quantia pensando no futuro. “A gente vai começar a partir de hoje. É uma dica simples e que pode fazer a diferença. Às vezes vou almoçar e acabo comprando algo que não tem necessidade, então eu junto esse dinheiro que vai servir para custear um cruzeiro que pretendemos fazer”, contou a Liege.

As atividades do Geração Ativa seguem até a próxima quinta-feira (22). Entre os temas que ainda serão debatidos está a “Saúde e Autonomia”, “Ocupação e Pós-carreira” e “Família e Apoio Social”.