O Instituto de Previdência e Assistência dos Servidores do Espírito Santo (IPAJM) é um dos órgãos do Estado que faz parte do Comitê Estadual de Tecnologia da Informação e Comunicação do Estado do Espírito Santo (CET), criado pelo decreto nº1727-R de 21 de agosto deste ano.
Representa o Instituto o gerente do núcleo de tecnologia e informação (NTI), Mario Marques Alcofra.
O objetivo do Comitê é o de propor políticas, estratégias e objetivos na área de Tecnologia de Informação e Comunicação – TIC para o governo do Estado. “É racionalizar investimentos, padronizar recursos de software e hardware, avaliar e monitorar a política de TIC e propor a política de governo eletrônico do estado”, comenta Mario.
Para o gerente do NTI, os gestores envolvidos neste fórum buscam otimizar a utilização da TIC para a organização do governo e para a transparência da gestão pública. “Essas práticas permitem a melhor organização das finanças, a adoção de práticas inovadoras, a gestão do conhecimento, ganhos de produtividade para o Estado, quebrando a ineficiência, evitando a descontinuidade administrativa e sedimentando o que já foi implementado”, explica.
“Não existe política de TIC se não houver o foco no cidadão, que se beneficiará da transparência e das facilidades oferecidas, da redução dos custos e dos aumentos de produtividade, refletidos em menor tempo de espera, atendimento mais ágil e valorização do ser humano”, afirma o gerente do Núcleo de Tecnologia e Informação do IPAJM.
O Comitê Estadual de Tecnologia da Informação e Comunicação do Estado, constituído por membros de vários órgãos do Governo, foi formado a partir da publicação da Portaria nº491-S, divulgada no Diário Oficial do Estado no dia 22 de novembro de 2006.