Cerca de 140 e-mails, entre reclamações, sugestões e elogios, foram recebidos, de setembro a dezembro de 2007, pela Ouvidoria do Instituto de Previdência e Assistência dos Servidores do Estado (IPAJM).
Em setembro, por exemplo, cerca de 30 e-mails foram recebidos e, no mês de outubro, o número cresceu consideravelmente, com aproximadamente 60 mensagens eletrônicas.
Perícia médica, contracheque e andamento de processos foram os assuntos mais demandados pelo atendimento da Ouvidoria. “Esses temas são bem comuns no cotidiano do órgão, pois o IPAJM é o responsável por realizar a perícia médica dos servidores públicos do Estado. É no Instituto que é rodada a folha de pagamento da maioria dos inativos e, além disso, o andamento de processos é um assunto comum nos órgãos do Estado, já que a maioria lida com processos, justificando então a alta demanda por tais assuntos”, explica o ouvidor do IPAJM, Rodrigo Luiz Rigoni.
A criação da Ouvidoria só foi possível devido às mudanças na estrutura organizacional do Instituto, criadas pela Lei Complementar nº. 402 de 19/07/07.
Vale destacar que no desempenho de suas atribuições, o ouvidor, entre outras ações, é responsável por receber dúvidas, denúncias, elogios, reclamações e sugestões, bem como atuar em ações que visem a melhoria dos serviços prestados e a proteção dos direitos dos usuários destes serviços.
“O setor é um importante instrumento de representação dos beneficiários dentro da instituição, conferindo maior participação popular e modernização na gestão administrativa”, disse o ouvidor do IPAJM.
A Ouvidoria é um dos muitos mecanismos utilizados pelos órgãos para aproximar-se de sua clientela, conhecer suas necessidades e opiniões sobre a organização.
“Considero a Ouvidoria um mecanismo real, moderno e muito democrático”, disse o presidente-executivo do IPAJM, Rômulo Augusto Penina. Segundo ele, “a criação de uma Ouvidoria é uma maneira efetiva de demonstrar comprometimento e disposição em assumir compromissos”, afirma.
Vale destacar que a Lei Complementar nº402, referente às mudanças estruturais do IPAJM, está disponível no site www.ipajm.es.gov.br, no link “Legislações”.
A Ouvidoria está localizada no terceiro andar do prédio aos fundos do IPAJM e o atendimento ao público é realizado das 12h30 às 17h30.
Formas de atendimento:
No IPAJM: na sala do ouvidor
Por telefone – 3322-1342
Site IPAJM – www.ipajm.es.gov.br, link “Ouvidoria”
Envio de e-mail – ouvidoria@ipajm.es.gov.br
Fax – 3322-1342
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