Aproximadamente 700 beneficiários do Instituto de Previdência do Estado (IPAJM), incluídos no 3º período do recadastramento, ainda estão pendentes com essa atualização de dados e correm o risco de ter o pagamento suspenso. Por isso, as pessoas que fazem parte dessa etapa, ou seja, aposentados com as iniciais dos nomes de N a Z e pensionistas, cujos nomes dos instituidores de sua pensão sejam iniciados por essas letras, têm até o próximo dia 15 para comparecer a uma das agências do Banestes e efetuar o cadastro.
“Quem faz parte dessa fase e não está em dia com o cadastro precisa se dirigir ao Banestes, que tem agências distribuídas por todo o Estado, munidos de um documento com foto (Carteira de Identidade, Carteira de Motorista, Carteira de Trabalho, Passaporte ou outro documento de identificação oficial), CPF e contracheque”, orienta a coordenadora do Recadastramento, Gabriela Salgado.
O Edital nº08/2009, que determinou essa convocação, com prazo final em 15 de dezembro e, também, listou os beneficiários não recadastrados, está disponível no link abaixo. Vale lembrar que esse ato foi publicado no Diário Oficial do Estado (DIO/ES) em 18/11/2009.
Beneficiários de outros períodos
Os aposentados e pensionistas que fazem parte das outras fases do Recadastramento – 1º e 2º e que não participaram dessa ação, que é obrigatória, já se encontram com o benefício suspenso. Aproximadamente 400 beneficiários desses períodos estão com o pagamento suspenso, mas ainda podem providenciar a atualização cadastral para regularizar a situação.
A coordenadora do recadastramento, Gabriela Salgado, lembra que o restabelecimento do benefício só acontece quando o interessado efetua a sua renovação cadastral. “Dessa forma, o pagamento é lançado na folha do mês subsequente ao do recadastramento”, explica.
Acamados
Os beneficiários acamados ou com impossibilidade de locomoção devem entrar em contato com o Instituto para agendar o seu recadastramento domiciliar. Para agendar a visita é necessário ligar para o 0800-2836640 ou enviar mensagem eletrônica para o endereço ipajm@ipajm.es.gov.br, informando seu número funcional, nome e endereço completos e um telefone para contato.
“Se o aposentado ou pensionista que se encontra nessa situação já entrou em contato com o Instituto, não precisa se preocupar com a suspensão do pagamento, basta aguardar a visita da nossa equipe”, esclarece a coordenadora do recadastramento.
Casos especiais
Caso a pessoa seja aposentada e também beneficiária de pensão, é importante que ela relate ao atendente do Banestes essa situação, pois duas atualizações cadastrais precisam ser efetuadas, sendo uma para o benefício de aposentadoria e outra para o de pensão.
Se um beneficiário recebe mais de uma pensão de instituidores diferentes, por exemplo, do pai e da mãe, o recadastramento será realizado para cada uma das pensões. Lembrando que, de acordo com a regra, o pensionista deverá se apresentar para o recadastramento no prazo referente à letra inicial do instituidor de pensão.
Residentes em outro Estado ou País
Os aposentados e pensionistas residentes em outro Estado deverão preencher o Formulário de Recadastramento, disponível no site do IPAJM www.ipajm.es.gov.br (banner Recadastramento), assinar o documento, reconhecer a autenticidade da firma em Cartório Público e, em seguida, encaminhar o formulário para o Setor de Recadastramento do Instituto.
Os beneficiários que estão morando fora do Brasil também deverão preencher o Formulário de Recadastramento, assinar, reconhecer a autenticidade da firma na Embaixada ou Consulado do Brasil e remeter imediatamente para o Setor de Recadastramento/IPAJM.
O setor de Recadastramento do Instituto de Previdência do Estado está situado na Avenida Vitória, nº. 2365, no bairro Consolação, no município de Vitória/ES - CEP: 29045-450.