O sistema previdenciário do Espírito Santo estará representado na 22ª Reunião do Conselho Nacional de Regimes Próprios de Previdência Social (Conaprev), em Campina Grande, na Paraíba, a partir do próximo dia 31. O Instituto de Previdência e Assistência dos Servidores do Estado (IPAJM) é responsável, como gestor único, pela administração do Regime Próprio de Previdência do Espírito Santo.
Para o presidente-executivo do IPAJM, Rômulo Augusto Penina, “essa reunião é de grande importância para os Regimes Próprios de Previdência, pois irá levantar vários questionamentos que estão sendo vivenciados por todos”.
A gerente de Benefícios e Assistência do IPAJM, Maria Auxiliadora Simas Farias Rangel, representará o Instituto no evento, na qualidade de Conselheira. “Teremos oportunidade de encontrar dirigentes de todos os órgãos previdenciários do País e trocar nossas experiências e dificuldades do dia-a-dia”, afirma Maria Auxiliadora.
Segundo informações da organização do evento, a reunião acontece em um momento importante em função da realização do Fórum Nacional de Previdência, instituído pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, e que, atualmente, na fase de diagnóstico, deverá contar com a experiência dos dirigentes estaduais e suas sugestões, para diminuir o grande problema da Previdência que é o déficit.
Espírito Santo ‘no azul’
A revista Veja divulgou, na edição de 18 de abril de 2007, a matéria entitulada “Estudo mostra que previdências estaduais começam a sair do buraco”. De acordo com a publicação, uma pesquisa da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) apontou que Minas Gerais, Espírito Santo, Paraná, Goiás e Amazonas adotaram práticas que tiraram as contas do vermelho e registraram um superávit de R$ 1,7 bilhão em 2006, pelos cálculos do Núcleo Atuarial de Previdência (NAP) da UFRJ, responsável pelo estudo.
Informações à Imprensa:
A pesquisa da UFRJ pode ser conferida, na íntegra, no site http://www.nap.coppe.ufrj.br/idp/