08/01/2013 08h57 - Atualizado em 04/05/2016 15h17

Projetos Atenda e Unidade Móvel formalizaram empreendedores individuais em todo o Estado

O ‘Atenda’ percorreu, ao todo, 22 municípios capixabas. "Temos hoje mais de 76 mil empreendedores individuais no Estado. Após sair da informalidade, o empreendedor pode participar de licitações e compras públicas, adquirir direitos previdenciários, além de poder contratar até um funcionário com carteira assinada", destaca Pedro Rigo, diretor-presidente da Aderes.

O prefeito de Conceição do Castelo, Odael Spadeto, comemorou a iniciativa. "O projeto Atenda foi importante para o nosso município. Além de se formalizarem, os empreendedores receberam orientações e se capacitaram", disse o prefeito.

A proprietária do Bar do Jadiel, Sandra Lourenço Rodrigues, já sentiu a diferença de sair da informalidade. "Agora ficou mais fácil fazer as compras e negociar com os fornecedores", conta.

Já a ‘Unidade Móvel’ levou a formalização ao empreendedor individual na sua comunidade. O veículo percorreu cerca de 45 bairros em toda a Grande Vitória.

A Unidade Móvel é dotada de internet, computador, impressora, cadeiras e mesas, com todo o conforto para atender às necessidades de formalização do empreendedor, que já sai do local com o Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica (CNPJ), as guias de pagamento e é encaminhado para atendimentos de microcrédito (programas de Governo como o Nossocrédito e Creditar), caso necessite.

Os projetos são realizados em parceria com o Banco de Desenvolvimento do Espírito Santo (Bandes), Junta Comercial (Jucees) e prefeituras municipais.