Nesta terça-feira (12) foi realizada uma reunião no Instituto de Previdência e Assistência do Estado (IPAJM) para conscientizar os servidores quanto à reforma física do órgão, prevista para ser iniciada em julho deste ano.
De acordo com o membro da Comissão de Reforma e Mudança, Mario Marques, a obra começará pelo prédio principal do órgão – situado em frente à Avenida Vitória- e os funcionários lotados nesse local serão encaminhados para um anexo que será construído no pátio do Instituto. “A Gerência Jurídica e as Subgerências de Fixação e Revisão e de Cadastro e Tempo de Serviço serão os setores que passarão a funcionar no anexo”, comenta.
Para a construção do referido anexo foi elaborado projeto que buscou o menor prejuízo possível no atendimento ao beneficiário.
“Decidimos pelo anexo, pois os riscos com a mudança seriam menores envolvendo, por exemplo, possíveis perdas de processos e avaria nos computadores. Além disso, após buscarmos lugares afastados do Instituto, percebemos que seria mais econômico para o orgão e funcional para os beneficiários a construção do anexo”, disse Mario Marques.
Vale destacar que algumas mudanças já estão em andamento, como a vinda da Gerência de Finanças e Investimentos para o prédio dos fundos e a junção do Serviço Social com o setor de Perícia Médica, esse localizado no primeiro andar.
“Durante o período da reforma será necessário que os beneficiários tenham paciência e entendam a necessidade desta ação, que trará ganhos significativos tanto para o instituto quanto para os segurados”, afirma Rômulo Penina, presidente executivo do IPAJM.
Obra
O objetivo da reforma é otimizar o espaço físico, com a criação de rampas, instalações de elevadores, criação de salas específicas para cada setor, facilitando a acessibilidade de todos, e também melhorar o ambiente interno de seus servidores.
É importante ressaltar que o IPAJM, nos últimos vinte anos, não realizou nenhuma grande reforma em suas instalações físicas.
“Com as adaptações ocorridas ao longo do tempo, o órgão apresenta hoje dificuldade para circulação interna, afetando principalmente beneficiários idosos e segurados que necessitam passar pela Perícia Médica.”, explica o presidente.
A obra, orçada em 2 milhões e quatrocentos mil reais, já foi licitada e a previsão é de 40 dias para início dos trabalhos.
Competências
O IPAJM é responsável pela administração do Regime Próprio de Previdência do Estado do Espírito Santo, como gestor único, após a implantação da Lei Complementar 282/2004, e tem como competências a concessão e gestão dos benefícios previdenciários de aposentadorias, pensão por morte e auxílio reclusão, bem como arrecadação, investimentos e administração das contribuições previdenciárias dos órgãos e servidores do Estado.
Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação do IPAJM
Carolina Paixão
3381-6652
Texto: Paola Bernardi